Buscar

o que sao celulas nodais

💡 2 Respostas

User badge image

Larise

O sistema de condução elétrico do coração possui tipos de células especializadas para transmitir metódica e coordenadamente o impulso elétrico que ira resultar na contração do músculo cardíaco. As células nodais (Células P) do coração são as responsáveis pela origem do impulso elétrico.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células dentro do nó sinoatrial (SA) são o principal local do marcapasso dentro do coração. Essas células são caracterizadas como não tendo um verdadeiro potencial de repouso , mas geram potenciais de ação regulares e espontâneos. Ao contrário dos potenciais de ação não marcapassos no coração e na maioria das outras células que provocam potenciais de ação, a corrente despolarizante é transportada para a célula principalmente por correntes de Ca ++ relativamente lentas em vez de Na+ rápido.


Na verdade, não há Na + rápidocanais e correntes operando em células nodais SA. Isso resulta em potenciais de ação mais lentos em termos de quão rapidamente eles despolarizam. Portanto, esses potenciais de ação do marcapasso são às vezes chamados de potenciais de ação de "resposta lenta".


Os potenciais de ação nodais são divididos em três fases. A fase 4 é a despolarização espontânea (potencial do marcapasso) que desencadeia o potencial de ação uma vez que o potencial de membrana atinge o limiar entre -40 e -30 mV). A fase 0 é a fase de despolarização do potencial de ação. Isto é seguido pela repolarização da fase 3 . Uma vez que a célula é completamente repolarizada a cerca de -60 mV, o ciclo é repetido espontaneamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

o que sao celulas contrateis

Sistema Cardiovascular

UNES

User badge image

Ellen Alves