Buscar

Posso considerar a hiporvitaminose e hipervitaminose como deficiências vitamínicas?

Bioquímica - Vitaminas

💡 3 Respostas

User badge image

Sátila Melo de Carvalho

a hipovitaminose é a ausência de vitaminas, enquanto que a hipervitaminose é o excesso de vitaminas.
1
Dislike0
User badge image

Pâmela Silva

N. É só lembrar que o prefixo "hiper" esta ligado a excesso como hipertensão hipertireoidismo.... E o prefixo "hipo" geralmente está ligado a insuficiência ou falta.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo incorporados através da alimentação. Elas são essenciais para o funcionamento de importantes processos bioquímicos do organismo, especialmente como catalisadoras de reações químicas. A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais.


Por sua vez, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma deficiência é qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Representa a exteriorização de um estado patológico e, em princípio, reflete distúrbios no nível do órgão.


Portanto, os quadros de hiporvitaminose e hipervitaminose constituem anormalidades e, por essa razão, podem ser considerados deficiências vitamínicas.

Fontes:

  • https://www.todamateria.com.br/vitaminas/. Acesso em 29 de julho de 2018;
  • https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundacao/deficiencia-visual/o-que-e-deficiencia/. Acesso em 29 de julho de 2018.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais