Buscar

identifique duas medidas de D João VI que ajudam a acelerar a independência do Brasil. justifique

💡 3 Respostas

User badge image

Lorena Castaing

A primeira atitude de D. João VI ao chegar ao Brasil foi abrir os portos da colônia às nações amigas, que, na verdade, se resumia à Inglaterra. 

Outros fatos marcantes foram a criação do Banco do Brasil, trouxe artistas, principalmente franceses para cá, distribuiu títulos de nobreza, criando uma aristocracia rural na colônia.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dom João, que prontamente decretou uma série de reformas. Ele aboliu o monopólio comercial português no comércio brasileiro, abriu todos os portos ao comércio de nações amigas (principalmente a Grã-Bretanha) e revogou as leis que proibiam a fabricação brasileira .

Dom João instalou no Rio de Janeiro seu ministério e Conselho de Estado, Suprema Corte, Tesouro e tesouraria real, Casa da Moeda Real, gráfica real e Banco do Brasil. Ele também fundou uma biblioteca real, uma academia militar e escolas médicas e de direito. Seu decreto de 16 de dezembro de 1815, designou os domínios portuguesesReino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, tornando o Brasil igual a Portugal. A mãe de Dom João morreu em 1816, subindo ao trono.

A maioria dos portugueses desejou o retorno de João VI depois da retirada francesa, mas ele permaneceu afastado enquanto os problemas ibéricos aumentavam. O rei finalmente se preocupou com a situação quando revoltas radicais eclodiram em Lisboa e no Porto em 1820. Em 22 de abril de 1821, ele nomeou seu filho DomPedro regente e dois dias depois partiu para Lisboa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais