Buscar

de acordo com a evolução e do estudo da neuroanatomia,descreva quais os três cérebros.

Respostas

User badge image

Karol Alves

[14:26, 17/3/2018] Karol Alves.: O primeiro cérebro: o cérebro reptliano
O cérebro reptiliano corresponde, a grosso modo, à parte de trás da nossa cabeça, começa no final da medula e inclui o cerebelo. Esta parte do nosso cérebro, que se assemelha ao cérebro dos répteis, é responsável por funções básicas como controlar o batimento cardíaco, a respiração, a digestão, e movimentos simples como levantar e abaixar um braço e a manutenção da postura corporal.
Além da manutenção da vida (coração e respiração) e locomoção básica, o cérebro reptliano comanda as nossas emoções mais primitivas: o medo, o desejo (por alimentos e sexo) e a raiva.
O segundo cérebro: o cérebro dos primeiros mamíferos
O chamado cérebro dos primeiros mamíferos corresponde ao telencéfalo, estrutura na qual encontramos o hipocampo e as amígdalas do cerebelo. Em certo sentido, parte destas estruturas já estão presente nos cérebros de répteis, mas foi com o desenvolvimento dos mamíferos que estas áreas se expandiram.
Com a expansão destas funções, os animais passaram a conseguir antever com mais precisão quem era os seus inimigos e amigos, a ter maior capacidade para buscar e encontrar alimentos e, também, maior habilidade de guardar lembranças.
Além de uma maior destreza instintiva (sobrevivência e reprodução), o que o segundo cérebro nos trouxe de especial foi a grande variedade de emoções. Como os mamíferos tinham que cuidar muito mais tempo de seus filhotes, e, em muitos casos, viver em um grupo, as emoções evoluíram da primitiva raiva, medo e desejo para emoções diferenciadas e complexas.
Somente emoções sutis podem explicar o comportamento animal de cuidar da ninhada por longos períodos e proteger e ajudar os da própria espécie.
[14:27, 17/3/2018] Karol Alves.: O terceiro cérebro: o cérebro racional
Segundo os estudiosos da biologia e das neurociências, o último passo na evolução do cérebro aconteceu há cerca de cem milhões de anos, com o surgimento do córtex cerebral. Ao contrário do que poderia-se esperar, o córtex cerebral ou cérebro racional não está presente apenas nos seres humanos.
Seres inteligentes como golfinhos, baleias, macacos também possuem esta última etapa da evolução cerebral. Porém, como seria de se esperar, é o homem quem possui o cérebro racional mais desenvolvido.
Alguns pesquisadores chamam o cérebro racional de cérebros dos mamíferos superiores. Independente do nome, o importante é sabermos que este dá a a capacidade de aprendizado mais rápido, o que permite uma melhor adaptação ao meio.
A adaptação é facilitada pelo fato de que, com o cérebro racional, é possível prever com grande antecedência pelas consequências. Com isto, torna-se possível enganar inimigos perigosos, além da capacidade de conviver em grupos maiores (como os primatas) e ter uma linguagem para comunicação, como acontece também com os cetáceos.
Emoções ainda mais sutis como a compaixão tem origem no córtex cerebral, como indicam pesquisas da neurociência.
O nosso córtex é muito maior em volume e habilidade do que o dos outros mamíferos. Com isso, as nossas emoções podem ser significadas em sentimentos, ou seja, enquanto a emoção é apenas uma sensação corporal (por mais complexa que seja), nós podemos transformar esta sensação em uma compreensão maior, racional, em um sentimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando