Buscar

Como calcular a matriz bcg?

💡 1 Resposta

User badge image

LOUREIRO FABIANO DE SOUZA


Meu grande colega de faculdade Gustavo Moraes fez um texto explicando direitinho, passo-a-passo, a construção, utilização e interpretação da Matriz BCG, baseado em uma aula dada pelo professor Vitor Pires.Vou publicar aqui este texto pois pode ajudar muitas pessoas na utilização desta ferramenta.
 

A Matriz Boston Consulting Group (BGC)

            A matriz BCG é uma ferramenta de análise e suporte às decisões no que se refere à gestão de investimentos em unidades estratégicas de negócio. Essa ferramenta pode ajudar na visualização de respostas para questões como:

Em quais negócios investir?

Quais são mais promissores?

Que negócios demandam mais caixa?

Quais opções de negócios geram mais caixa?

            A ferramenta baseia-se em duas dimensões de análise:

·Taxa de crescimento do mercado;

·Participação relativa de mercado.

Abaixo listaremos algumas informações importantes para exemplificar a elaboração de uma matriz BCG.

O quadro a seguir apresenta unidades de negócio de uma empresa hipotética bastante diversificada:

 

Unidade de negócio

Taxa de crescimento do mercado

 

Participação no mercado

Participação de mercado do concorrente

 

Faturamento em milhões

Biscoitos

8%

10%

15%

80

Massas

5%

30%

15%

200

Pregos

2%

20%

5%

60

Sucos

13%

12%

36%

100

Perfumes

18%

15%

12%

150

Papelaria

7%

5%

20%

50

 

 

Como poderíamos posicionar as unidades de negócio em uma matriz BCG?

Primeiro devemos calcular as participações relativas de mercado:

Biscoitos: 0,10/0,15 = 0,66

Massas: 0,30/0,15 = 2,0

Pregos: 0,20/0,05 = 4,0

Sucos: 0,12/0,36= 0,33

Perfumes: 0,15/0,12= 1,25

Papelaria: 0,05/0,20= 0,25

Com isso, construímos a Matriz BCG, levando em consideração as duas dimensões propostas.


 

 

            Como podemos ver, utilizamos a comparação entre a taxa de crescimento do mercado e a participação relativa nele. No eixo X, quanto mais à esquerda maior a participação. No eixo y, quanto mais alto, maior a taxa de crescimento do mercado em questão. O valor representado ao meio do eixo X (1x) serve como referência, assim como o posicionado no meio do eixo Y (10%). Utiliza-se 10% como padrão de mercado, se a ferramenta for usada para mercados específicos, esse valor deve ser revisto de acordo com as devidas características.  

            É interessante fazer a análise antes de pensar em o que seria abacaxi, interrogação, estrela e vaca leiteira. Analisar a BCG com base nos desenhos acaba engessando a ferramenta. Um produto com pouca participação relativa de mercado, posicionado em um mercado com baixo crescimento é um produto ruim, certo? Nem sempre.

            Como exemplo podemos citar a cerveja Itaipava, que tem pouca participação e o mercado não cresce muito, é maduro, estável. No entanto devemos lembrar que falamos de um mercado de 55 bilhões de reais, logo, uma participação relativa pequena ainda pode gerar muito dinheiro e financiar investimentos em outros produtos.

Normalmente, esta análise básica levando em consideração apenas o nome dos quadrantes é pouco aprofundada, se tornando muito leviana se não interpretarmos mais a fundo. De qualquer maneira, é bom ter em mente as figuras:

  • 1º Quadrante - Interrogação: Não se sabe para onde o produto vai. Se tornará uma estrela ou um abacaxi? É normalmente o quadrante ao qual se instalam os novos produtos dentro do mercado.
  • 2º Quadrante - Abacaxi: São os produtos não líderes que já estão presentes dentro de um mercado saturado. A perspectiva de crescimento é mais distante, mas aos poucos, s investido de forma correta, pode se tornar uma fonte interessante de receita para investir em outras áreas.
  • 3º Quadrante - Vaca Leiteira: São os produtos que já são líderes de mercado e se encontram em um mercado saturado. Ou seja, continuam rendendo lucros para a empresa, tendo o maior market-share da categoria. O grande lance aqui é tentar puxar o produto para a esquerda cada vez mais.
  • 4º Quadrante - Estrela: Estes produtos ou unidades de negócios são líderes da categoria de um mercado em ascensão. Cade a empresa investir para torná-lo cada vez mais distante dos seus concorrentes para que, quando o mercado s sature, ele se torne uma vaca leiteira.

Forte abraço.                                                                                    Fabiano De Souza Lourero

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais