Buscar

Explique mercanismo fisiologico da ligacao quimica do oxigenio com o sangue,E como o oxigenio se desliga da estrutur do sangue para ir para os tecido

💡 2 Respostas

User badge image

Lucila Lima

O ferro que se liga as hemácias formando a estrutura necessária para se ligar ao oxigênio.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O mecanismo de ligação química do oxigênio com o sangue ocorre através da hemoglobina.


A hemoglobina é uma proteína que se encontra nas hemácias do nosso sangue, com habilidade de se conectar a moléculas de oxigênio e com isso transportá-las ao longo corpo nutrindo os tecidos. E por causa dela que nosso sangue é vermelho, uma vez que ela é um pigmento.


A ligação e desconexão hemoglobina-oxigênio ocorre da seguinte forma: As móleculas de hemoglobina, depois de sintetizadas na medula óssea, segue para os pulmões onde se conectam as moléculas do gás oxigênio dando origem a um complexo denominado oxiemoglobina. Cada molécula de hemoglobina individualmente tem a capacidade de se ligar a quatro moléculas de O2.


Dos pulmões, esse complexo segue pelo corpo. Quando  chegam aos tecidos, estes possuem baixa concentração de oxigênio. Com essa diferença de concentração e instabilidade da oxiemoglobina há uma dissociação entre hemoglobina e oxigênio, liberando-o para ser usado pelas células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais