Buscar

Defina e dê exemplos de biomoléculas orgânicas e inorgânicas.

💡 3 Respostas

User badge image

Jessika Alves

As biomoléculas orgânicas dispõem de uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos organismos vivos, como por exemplo as proteínas, as vitaminas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos. As biomoléculas inorgânicas não possuem carbono em sua composição e geralmente não são produzidas pelo organiso, como por exemplo a água, sais mineirais.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Conhece-se pelo nome de biomoléculas as moléculas que constituem os organismos vivos. Uma molécula, por sua vez, é a unidade mais pequena de uma substância que mantém as suas propriedades químicas.


As biomoléculas podem dividir-se em orgânicas e inorgânicas. As biomoléculas orgânicas dispõem de uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos organismos vivos. As proteínas, as vitaminas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos são biomoléculas orgânicas.


As biomoléculas inorgânicas, por sua vez, estão presentes tanto nos organismos com vida como nos elementos inertes que são necessários para a subsistência/sobrevivência. A água (H2O) é um exemplo de biomolécula inorgânica.

1
Dislike0
User badge image

Mauros junior Sousa

Sais minerais e água
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais