Buscar

O ponto central da sociologia de Max Weber é o conceito de ação social.

O ponto central da sociologia de Max Weber é o conceito de ação social. A sociologia weberiana procura compreender como o ator dá sentido à sua conduta, à sua ação social, que pode ser racionalmente orientada?

💡 6 Respostas

User badge image

Thayna Bettero

Conforme Weber (1979), a sociologia deve ser compreensiva, porque seu objeto de estudo é a ação humana. A ação humana, por sua vez, possui uma característica especial, que demanda procedimentos mais abrangentes se comparados àqueles comumente utilizados pelas ciências da natureza, isto é, a ação humana é dotada de sentido e cabe ao cientista social metodizar a compreensão por meio da elaboração e do estabelecimento de conexões causais (esquemas), que possibilitem a decifração do sentido imaginado e subjetivo do sujeito da ação.

2
Dislike0
User badge image

Ângela de Maria

Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade. Foi assim que ele sistematizou, classificando as diferentes formas de ação social.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Pode ser racionalmente orientada para a tarefa de determinar qual o sentido ou o significado da ação social. Para Weber, a sociologia é o estudo da sociedade e do comportamento e, portanto, deve olhar para o coração da interação.


A teoria da ação social, mais do que posições funcionalistas estruturais, aceita e assume que os seres humanos variam suas ações de acordo com os contextos sociais e como isso afetará outras pessoas; quando uma reação potencial não é desejável, a ação é modificada de acordo.


A ação pode significar uma ação básica aquela que tem um significado ou uma ação social avançada, que não só tem um significado, mas é dirigida a outros atores e causa ação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais