Buscar

Qual o monossacarídeo mais abundante na natureza.

Qual o monossacarídeo mais abundante na natureza.

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os monossacarídeos são os açúcares simples, geralmente cristalinos, doces e solúveis em água. O monossacarídeo mais importante na natureza é o D-glucose, estereoisômero da aldohexose, açúcar de seis carbonos, classificado como uma hexose. Este é fundamental para a formação de muitos derivados e é comumente fabricada a partir da cana-de-açúcar. As células utilizam esse monossacarídeo como intermédio metabólico e como fonte de energia, uma vez que fornece quatro calorias de energia por grama. Esse monossacarídeo também é um dos principais produtos da fotossíntese. É o combustível principal para a maioria dos organismos, pois inicia a respiração celular procariontes e eucariontes. A D-glucose é monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes como, por exemplo o amido, carboidrato de reserva energética nos tecidos vegetais e a celulose, carboidrato presente nas células vegetais, conferindo rigidez e resistência.

0
Dislike0
User badge image

Guilherme Menegazzi

O monossacarídeo mais importante na natureza é o açucar de seis carbonos D-glucose. É o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.

 

3
Dislike0
User badge image

Simone Araújo França Costa

Os monossacarídeos mais abundantes são as hexoses com fórmula geral (C6H12O6). Nessa classe, se inclui a glicose

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Glicose

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais