Buscar

Como ocorre a hematose?

hematose

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A hematose consiste na troca de gases respiratórios. De modo geral, é a troca gasosa entre os organismos e o meio ambiente.


A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares. Cada pulmão possui, aproximadamente, \(150\) milhões de alvéolos. Os alvéolos são estruturas em forma de sacos, localizados ao final dos bronquíolos. Sãorecobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula bem próximo ao ar que foi inalado. 


Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares. E o mesmo ocorre com o gás carbônico, porém, no sentido inverso.

  • O sangue que sai dos pulmões é rico em oxigênio, sendo chamado de sangue arterial.
  • O sangue que chega aos pulmões é rico em gás carbônico, sendo denominado de sangue venoso.

Quando o gás oxigênio passa para o sangue penetra nas hemácias, onde liga-se com a hemoglobina e forma a oxi-hemoglobina. Nesta forma, o gás oxigênio passa por todo o corpo e chega aos capilares sanguíneos dos tecidos.

Nos tecidos, o O2 dissocia-se da oxiemoglobina e difunde-se no fluido que banha as células.

As células utilizam o O2 para a respiração celular. Durante esse processo, são originadas moléculas de gás carbônico que difundem-se para o fluido que banha as células e são absorvidas pelas capilares sanguíneos.

A partir daí, o CO2 pode permanecer no plasma ou associa-se a hemoglobina.

Entretanto, a maior parte do CO2 reage com a água no interior das hemácias e forma ácido carbônico (H2CO3), que se dissocia em íons H+ e íons bicarbonato (HCO3-).


Portanto, resume-se que a hematose ocorre na troca gasosa entre os organismos e o meio ambiente.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/hematose/. Acesso em 16 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

Sam Neves

pela  troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares. A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais