Buscar

Para Hegel, o que é espírito?

💡 3 Respostas

User badge image

Laura Shimit Shimit

Espirito e mente. Na época em que Hegel escreveu havia uma visão filosófica dominante de que existem dois tipos de entes no mundo: coisas que existem no mundo físico e pensamentos sobre essas coisas (estes últimos sendo algo como retratos ou imagens das coisas). Hegel afimou que todas as versões dessa distinção são equívocos, ao envolver nosso compromisso com um cenário ridículo em que duas coisas são absolutamente diferentes (coisas e pensamentos), mas também de algum modo similares (porque os pensamentos são imagens das coisas). Hegel disse que é somente aparente a diferença entre os objetos do pensamento e o próprio pensamento. Para Hegel, a ilusão de diferença e separação entre esses dois mundo “aparentes” se mostra quando o pensamento e a natureza são revelados enquanto aspectos do espirito. Essa ilusão é superada no espirito absoluto, quando vemos que existe apenas uma realidade: aquela do espirito que sabe e reflete em si, e é tanto pensamento quanto aquilo que é pensado. A “totalidade do espirito”, ou “espirito absoluto”, é o ponto final da dialética de Hegel. No entanto, os estágios anteriores não são deixados para trás, por assim dizer, mas revelados como aspectos insuficientemente analisados da totalidade do espirito. De fato, o que pensamos sobre uma pessoa individual não é um elemento separado da realidade, mas um aspecto de como o espirito se desenvolve – ou como ele “extravasa no tempo – assim, Hegel escreveu: “ a verdade é o todo. Mas o todo é somente a essência que implementa por meio do seu desenvolvimento”. A realidade é o espirito – tanto o pensamento quanto aquilo que é conhecido pelo pensamento – que sofre um processo de desenvolvimento histórico.
0
Dislike0
User badge image

Laura Shimit Shimit

O espírito absoluto pode ser denominado, segundo Hegel, como aidentidade eternamente em si, Uma vez que ele conhece por si mesmo. Além disso, a substância infinita é una e universal, não enquanto particular e finita, sendo dividida por meio do juízo em si mesma, em um saber para o qual ela exista como tal. Quanto à religião, esta pode ser designada como algo que se parte do sujeito pertencente a ele o espírito absoluto, isto é, a subjetividade.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os principais conceitos apresentados por Hegel são: a idéia, a natureza e o espírito. A idéia constitui o princípio da realidade; a natureza é a exteriorização da idéia no espaço e no tempo; o espírito é o retorno da idéia para si mesma.

A primeira fase do espírito é representada pela idéia. A idéia é o sistema dos conceitos puros, que representam os esquemas do mundo natural e do espiritual.


Quando concretizada, a idéia “volta para si” e toma consciência no espírito: a grande síntese dos opostos (idéia e natureza), que é estudada em seus desenvolvimentos pela Filosofia do Espírito. O espírito desenvolve-se através dos momentos dialéticos de subjetivo (indivíduo), objetivo (sociedade), absoluto (Deus).


Com o espírito subjetivo, nasce a consciência do mundo. O espírito subjetivo compreende três graus dialéticos: consciência, autoconsciência e razão; com a razão é atingida a consciência da unidade do eu e do não-eu. O espírito subjetivo é estudado pela psicologia.


A fase do espírito objetivo é a de realizar a plena consciência e liberdade do espírito. Ele é, em resumo, a sociedade. No espírito objetivo, Hegel distingue três graus dialéticos: o direito (que reconhece a personalidade em cada homem, mas pode regular apenas a conduta externa dos homens); a moralidade (que subordina interiormente o espírito humano à lei do dever); a eticidade ou moralidade social (que atribui uma finalidade concreta à ação moral, e se determina hierarquicamente na família, na sociedade civil, no estado).


Hegel classifica religiões. Nessa classificação, o cristianismo é colocado como religião absoluta, enquanto no ministério da encarnação do Verbo, da humanação de Deus, ele vê, ao contrário: A consciência que o espírito (humano) adquire da sua natureza divina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais