Buscar

Se um auxilio doença, concedido liminarmente, for cessado por conta da reforma da decisão do INSS, há o que fazer para que este tempo conte?

Caso complicado galera. Vamos lá!

Vocês sabem que pra aposentar por idade, no caso, mulher. É preciso ter no mínimo 60 anos de idade e mais 15 anos de contribuição na CTPS. Bastam preencher esses dois requisitos, que já tem o direito de gozo ao benefício.

Ocorre, que uma cliente minha laborou 10 anos, acabou adoecendo e teve que entrar com o pedido de auxilio doença. Até aqui nada demais.

O problema, é que ela teve uma negativa por parte do INSS e teve que requerer judicialmente. O que na época o Juiz da primeira instancia concedeu até mesmo liminarmente e, posteriormente, julgou procedente.

Obviamente, o INSS recorreu da decisão... E semana passada o tribunal reformou a decisão e o auxilio doença foi cessado.

A grande questão, é que por causa desse bendito acordão, esses anos todos que ela recebeu o auxilio, simplesmente desaparecem das relações previdenciárias dela. É como se não tivesse existido literalmente.

E pelo fato dela já estar velha e doente, não tem capacidade de voltar a trabalhar nenhuma. Muito menos contribuir esses cinco anos que faltam para ela aposentar.

Aí que entra a questão, será... Que não existe nenhuma forma de alegar a estabilidade da coisa julgada? Tipo... Tudo bem, eu sei que só se forma coisa julgada formal quando há preclusão máxima. Porém, olha o prejuízo que essa cliente terá, por causa da decisão de primeira instância. Até porque, quando se recebe um auxilio previdenciário destes, a pessoa fica impedida de contribuir individualmente (aqueles carnês), já que parte desse dinheiro é destinada ao próprio INSS, justamente, pra contar como tempo de contribuição. 

Será que ainda existe uma luz no final do túnel? 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Jessica Pauliny

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores. Também não publicamos comentários que incitem à divisão da nossa categoria e ao enfraquecimento do nosso sindicato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais