Buscar

o que é doação ao nascituro?

💡 2 Respostas

User badge image

Thamirys Naiara

Conforme dispõe o ART 538 do CC considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Nascituro é aquele que já foi concebido (antes seria concepturo), mas que ainda não nasceu (pois, se com vida, seria pessoa natural e, sem vida, seria natimorto).

O art. 2º, do CC informa que "A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro."

Um dos direitos tutelados é de receber doação, que valerá com a aceitação por seu representante legal que, no geral, serão seus genitores.

É o que traz o art. 542, do CC: "Art. 542. A doação feita ao nascituro valerá, sendo aceita pelo seu representante legal."

Exemplificando, se Marcos, futuro padrinho do filho que vem sendo gestado por Maria, não possui herdeiros e deseja doar sua cobertura no Leblon/RJ para o nascituro, poderá fazer, desde que Maria aceite a doação em nome dele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais