Buscar

Cite as principais citocinas envolvidas com a resposta imune humoral e o papel de cada uma delas

💡 2 Respostas

User badge image

Rebeca Abreu

A ação das citocinas é múltipla, pois podem estimular vários tipos de células, podem provocar efeitos diferentes na mesma célula, podem agir em conjunto para desencadear determinadas funções celulares, ou mesmo produzir efeito contrário entre si na célula alvo. Dentre os principais tipos de citocinas temos as interleucinas, também conhecidas como linfoleucinas, que estão envolvidas na comunicação de linfócitos, geralmente são produzidas por vários tipos de leucócitos, têm a função de reconhecer o antígeno, induzir a proliferação de linfócitos T e a divisão celular e são classificadas em IL-1, IL-2 e sucessivamente até a IL-18, sendo que cada uma dessas interleucinas desenvolvem um papel no sistema imune; e os interferons , que agem no combate de bactérias, vírus e células mutantes formadoras de tumores, são subdivididos em alfa, beta e gama, e tamém provocam aumentando a expressão de moléculas que inibem o desenvolvimento de antígenos.

As citocinas também podem ser classificadas de acordo com a função que desempenham na resposta imune:

  • Mediadoras da imunidade inata: estimulam a ação dos macrófagos e das células NK , tipos de linfócitos que têm o papel de combater, principalmente, células tumorais devido à sua propriedade citotóxica.
  • Mediadoras da imunidade adquirida: potencializam o combate e ativam os linfócitos T, que serão diferenciados depois de reconhecerem o antígeno.
  • Quimiocinas: responsáveis pelo deslocamento de leucócitos para zonas de infecção, processo denominado diapedese.
  • Estimuladoras de hematopoiese (produção de sangue pela medula óssea): estimulam a o desenvolvimento de precursores hematopoiéticos (em geral , hormônios) e, assim, há a produção de novas células para suprir aquelas usadas durante a resposta imune. Também são denominadas fatores estimulantes de colônias.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

IL-4, IL-5, IL-10 e IL-13 estão relacionadas com a resposta imune humoral(TH2), vamos relembrar a fisiologia da reposta imunie:


Os linfócitos T CD4+ ativados secretam citocinas que promovem o crescimento, diferenciação e funções de linfócitos B, macrófagos e outras células.

Dois subgrupos desses linfócitos podem ser definidos pelo tipo de citocinas que secretam: Th1 (T helper 1) e Th2 (T helper 2).

Mas antes de se tornarem Th1 ou Th2, esses linfócitos estão em estado de quiescência (subst.: que está em repouso), sendo denominados Th naive ou virgens. Até esse momento o único papel deles é produzir citocinas IL-2 e expressar receptores para a mesma. O principal efeito da IL-2 é autócrino, ou seja, age na própria célula que a está secretando.


Depois de um estímulo mínimo as Th naive passam para a circulação, passando a designar-se Th0. Quando ocorre um estímulo mais acentuado acontece a diferenciação em Th1 ou Th2:

A citocina que induz as células Th0 a diferenciarem-se em Th1 é a IL-12. 
A citocina que induz as células Th0 a diferenciarem-se em Th2 é a IL-4.


Outra maneira de diferenciar essas células é pelo padrão de resposta, depois de ativadas:

As Th1 produzem citocinas relacionadas principalmente com a defesa mediada por fagocitose contra agentes infecciosos intracelulares, como Interferon-gama (INF-γ), IL-2 e Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α).

As Th2 secretam IL-4, IL-5, IL-10 e IL-13, relacionadas com a produção de anticorpos IgE e reações imunes mediadas por eosinófilos e mastócitos contra alérgenos e helmintos.

Após a ativação destas duas subpopulações, Th1 e Th2 influenciam-se mutuamente e de forma antagônica. O INF-γ produzido pelas Th1 inibe as Th2, e a IL-10 produzida pelas Th2 inibe as Th1.

fonte:https://www.biomedicinapadrao.com.br/2010/10/linfocitos-th1-e-th2.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais