Buscar

descreva detalhadamente o procedimento para seleção do diametro das brocas endodonticas e desobstrução do conduto radicular.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Oi, Maressa!! Bem, ao meu entender, a escolha do diâmetro de um instrumental endodôntico - desde limas, até brocas reciprocantes, tipo Wave-One ou de auxílio a aceso tipo Gates ou Largo - varia conforme o diâmetro do canal em questão. Ou seja, varia conforme o dente e também conforme outros fatores do paciente.

Quanto ao dente: Caninos, por exemplo, costumam possuir canais com diâmetro maior (comprimento também); já incisivos centrais inferiores e molares, costumam ter canais mais delgados (diâmetro menor).

Quanto ao paciente: se for um paciente de idade avançada, os canais de seus dentes tentem a estar atrésicos (isto é, a dentina radicular acumula-se e deixa o diâmetro do canal menor, em alguns casos podendo até mesmo "entupir" o canal inteiro); nestes casos, mesmo um dente Canino, que é famoso por ter canais largos, pode ficar com o canal mais fino.

Mas sob uma perspectiva mais técnica (que acho que é o foco da sua pergunta) a escolha dependerá de qual o diâmetro da lima que ficou mais firme inicialmente, quando você iniciou a Odontometria. POR EXEMPLO: digamos que você tá acessando um dente ICS [Incisivo Central Superior], daí uma vez feito o acesso, você terá facilmente acesso ao canal do dente, sem ter que fazer muita balbúrdia com brocas especiais (Largo, Gates, ou afins). Daí você vai começar experimentando uma lima 10 ou lima 15 (estes números das limas representam seu diâmetro, obviamente, e não seu comprimento; o comprimento das limas costuma ser fixo em 25mm por aí); daí, no caso do ICS, eu estimo que a primeira lima que irá ficar "firme" no canal será uma lima 25 ou 30, dependendo da idade do paciente. Neste caso, você trabalhará com instrumentais seguindo este diâmetro. Corresponderia a uma Wave One de cor vermelha para fazer a "limagem automatizada".

Espero ter solucionado a dúvida, abs 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais