Buscar

Como fazer uma resenha crítica?

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Júlia Batistuci

1. Comece organizando as informações

Antes de partir para a escrita em si, recapitule tudo que leu e aprendeu nesse momento. Acredite: a organização é o primeiro passo para elaborar uma resenha de forma embasada.

Para isso, recapitule tudo mentalmente e depois anote os principais pontos. Pontue qual é o tema explorado pelo autor, o tipo de argumentação, o que ele realmente quis comunicar e todos os detalhes da leitura.

2. Resuma o assunto

Embora não seja somente isso, uma resenha tem sempre o objetivo de falar de um outro assunto de forma mais resumida e sucinta. Pois bem, nesse caso não é diferente: explore o trecho ou o livro lido, considere os principais pontos e faça com que seu leitor entenda tudo que foi abordado de forma rápida e objetiva.

Esse ponto é fundamental e faz toda a diferença — e você será avaliado por essa habilidade, afinal é necessário certo apuro técnico para condensar as informações mais importantes de alguma obra.

3. Aposte em um texto fluido

O texto deve ser uniforme, de fácil leitura e agradável. Desse modo, as pessoas leem com mais facilidade e se interessam pelo assunto. Para atingir isso sem muitos problemas, aposte em um estilo de escrita simples e claro, pois isso é um diferencial e faz com que as pessoas compreendam seu texto sem grande esforço.

4. Explique a situação do autor

Depois de ler um texto ou livro, naturalmente entendemos um pouco mais dos posicionamentos e ideologias de um autor, não é mesmo? Por outro lado, quem lê apenas uma resenha crítica não tem todo esse conhecimento por trás.

Como você deve imaginar, esse ponto é muito determinante e faz com que tudo seja compreendido com mais facilidade. Portanto, compartilhe informações sobre a vida do autor, sua cultura, tipo de escrita, teorias das quais ele é adepto e outros detalhes que considerar pertinentes — e, claro, compartilhe isso em seu texto.

5. Faça associações

A aproximação e citação de outros autores são muito valorizadas e funcionam como uma prova de que a pessoa realmente sabe elaborar uma resenha. Por isso, é muito importante relacionar seus argumentos e aspectos da obra analisada com ideias parecidas, pois assim o conteúdo fica mais consistente e embasado.

Os professores costumam ver com bons olhos esse tipo de habilidade, pois demonstra comprometimento com a tarefa e a criação de um material ainda mais profundo.

6. Tenha um posicionamento crítico

Como o tipo implica, a resenha deve ter um perfil argumentativo e posicionado. Quando for escrever, é fundamental demonstrar o que você achou da coerência do autor, se o discurso apresentado por ele está devidamente fundamentado, se o tema foi estudado e é profundo e que tipo de conclusão ele leva cada um a ter.

Isso tudo é fundamental e faz muita diferença, pois você também será analisado pelo que escrever. Portanto, dedique algum tempo no estudo desse texto.

E tem mais: tudo isso deve ser feito de maneira imparcial, ou seja, o ideal é que as pessoas não saibam se você concorda ou discorda do que está falando, e sim que você está explorando os dois lados.

7. Tenha um roteiro de perguntas em mente

Uma maneira eficiente de desenvolver um bom trabalho é traçar algumas perguntas direcionadoras. Como muitas pessoas não têm esse hábito, é fundamental repensar os seguintes pontos:

– Qual o assunto do livro?

– Ele tem algum diferencial?

– Qual a intenção do autor?

– Preciso de conhecimentos específicos para entender o que ele quer comunicar?

– O texto é interessante?

– Existem imagens? Elas foram bem escolhidas?

Esses são apenas alguns exemplos, mas que podem ser usadas na introdução, desenvolvimento e conclusão da resenha crítica.

8. Coloque nas normas da ABNT

Os trabalhos acadêmicos contam com outra especificidade: eles devem estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Muitas pessoas consideram essa a parte mais trabalhosa, mas é bom lembrar que essa é uma tarefa indispensável — e você pode ser penalizado caso não faça.

Veja alguns pontos que você deve considerar: colocar os dados bibliográficos da forma correta, escrever em texto corrido (sem subdivisões), utilizar o espaçamento ideal e manter o texto formatado da maneira correta.

Seguindo esses pontos, fica bem mais fácil elaborar uma resenha que surpreenda os professores. Crie um conteúdo consistente e dentro das normas certas que você certamente alcançará ótimos resultados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais