Buscar

O que é ordem econômica e financeira?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD


DA ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA

1. O Capitalismo na ordem econômica nacional

Os princípios da orem econômica e social brasileira são, apesar da pluralidade de aspectos intervencionistas do Estado, vinculados ao capitalismo, sistema caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela separação ( já não se fala em conflito ou oposição) entre as classes do capital e do trabalho.

A Carta Magna se situa no contrafluxo do processo intervencionista do Poder Público, assinalado desde os anos trinta, ao determinar ( art. 173 ) que, ressalvados os casos expressos, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado é permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo definidos em lei.

As determinantes da ordem econômica e social contidas na Carta excedem, de muito, os limites da ciência do direito. Envolvem, a rigor, todos os campos da realidade do homem.
São, porém, relevantes para o jurista brasileiro, desde 1934 (quando apareceram pela primeira vez na Constituição), os ditames constitucionais que, com caráter claramente programático, fundam a ordem econômica na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo, e por exceção, casos previstos em lei.


2. Finalidade da ordem econômica

Lê-se no art. 170 que a ordem econômica tem por fim assegurar a toda existência digna, conforme os ditames da justiça social. Trata-se de expressões cujo conteúdo é de manifesta vacuidade, pois se prestam a toda sortes de interpretação. A principiologia da atividade econômica envolve a satisfação de preceitos, a serem lidos em estreito ajuste com os fundamentos da República brasileira ( art. 1º ), com os direitos individuais ( art. 5º ) e sociais ( art. 7º ), preceitos esses alusivos aos seguintes elementos:

a) soberania nacional;
b) propriedade privada e função social da propriedade ( art. 5º, XXII e XXIII );
c) livre concorrência, mas tratamento favorecido para empresas brasileiras de capital nacional, de pequeno porte (art. 171, par.1º);
d) defesa do consumidor ( art. 5º, XXXII ), e do meio ambiente (art. 225 );
e) redução das desigualdades regionais e sociais ( art. 3º, III );
f) busca do pleno emprego ( art. 7º, I e II ).

A Constituição atribui ao consumidor, direito e garantias fundamentais. A Lei n.8078, de 11-9-1990, definiu consumidor como toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, sendo-lhe equiparada a coletividade de pessoas, mesmo indetermináveis, que interveio em relação de consumo. A lei enquadra na categoria fornecedor toda pessoa…

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais