Buscar

bioquimica

As proteínas são compostos quaternários de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e (N) e nitrogênio. São constituídas por dois grupos funcionais: o grupo amina (R-NH-) e o grupo carboxila (R-CO-), derivados dos aminoácidos (aa) através dos quais se estabelecem as ligações peptídicas que formam os aa. Em relação aos estudos das classificações das proteínas, leia atentamente as afirmativas a seguir identificando quais delas são verdadeiras e falsas: (HORI, 2012). I. Proteína quaternária. Presente quando há mais de uma cadeia polipeptídica. Ocorre entre diferentes cadeias e não numa mesma cadeia.; II. Proteína secundária. Caracterizada por interações dentro da fita, entre aa da mesma cadeia, fazendo com que a estrutura se dobre. Arranjos resultantes de ligações de dissulfetos. ; III. Proteína terciária. É o arranjo tridimensional de átomos por meio de ligações dissulfeto.; IV. Proteína secundária. Um polipeptídeo ou proteína pode conter as duas formas.; V. Proteína primaria. Representa a combinação dos aa em uma sequência por meio de ligações fosfodiéster. Após análise, pode-se concluir:
 

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Nogueira

verdade

0
Dislike0
User badge image

Matheus Nogueira

talvez

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos analisar cada uma das alternativas e identificar as corretas e falsas.


 I. Proteína quaternária. Presente quando há mais de uma cadeia polipeptídica. Ocorre entre diferentes cadeias e não numa mesma cadeia.

Verdadeira. A Proteína quaternária é a união de várias estruturas terciárias, ou seja, há mais de uma cadeia polipeptídica.


II. Proteína secundária. Caracterizada por interações dentro da fita, entre aa da mesma cadeia, fazendo com que a estrutura se dobre. Arranjos resultantes de ligações de dissulfetos.

Falsa. A Proteína secundária  é resultado de ligações de hidrogênio que ocorrem entre o hidrogênio do  – NH e o oxigênio do C ═ O. São as proteínas terciárias que possuem estruturas que dobram sobre si mesmas.


III.Proteína terciária. É o arranjo tridimensional de átomos por meio de ligações dissulfeto

Verdadeira. A proteína terciária tem uma estrutura que dobra-se sobre si mesma.Ela é resutado de ligações de enxofre chamadas de pontes ou ligações de dissulfetos.


 IV. Proteína secundária. Um polipeptídeo ou proteína pode conter as duas formas.

Falsa, como vimos na análise da alternativa II.


V. Proteína primaria. Representa a combinação dos aa em uma sequência por meio de ligações fosfodiéster.

Falsa. A estrutura primária da proteína é formada pela ligação de aminoácidos, conhecidas como ligações pepticas.

 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estruturas-das-proteinas.htm

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais