Buscar

Conceitue o principio da boa fé objetiva

💡 2 Respostas

User badge image

Denner Gabriel

A Boa-Fé objetiva compõe-se de regras gerais de conduta impostas pela sociedade como um todo, levando transparência entre as relações, caracterizada como “um dever de agir de acordo com determinados padrões, socialmente recomendados, de correção, lisura e honestidade”. Não se faz necessário para a validade de um negócio jurídico a mera inexistência de vícios do consentimento ou vícios sociais. Devem estes estar de acordo com a cláusula geral da Boa-fé objetiva.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O princípio da boa-fé objetiva é paradigma do Código Civil de 2002 e remete ao espírito de cooperação, lealdade, confiança, zelo, solidariedade, probidade, dentre outras tantas características fundamentais ao relacionamento público e privado. Vejamos a justificativa de adoção da boa-fé objetiva enquanto princípio civilista.

Vem previsto em diversas passagens, mas como cláusulas gerais podemos citar: arts. 113, 187 e 422

"Art. 113. Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração.

Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé."

 O princípio da boa-fé objetiva possui três funções: interpretativa, integrativa e de controle.

  1. Função interpretativa: possibilita a análise de atos, fatos e negócios jurídicos a partir de padrões éticos e morais estabelecidos na sociedade. É como se fosse o padrão do homem médio.
  2. Função integrativa: é que a boa-fé estará implícita e integrada a qualquer ato ou negócio jurídico, impondo deveres anexos de informação, lealdade, cooperação, dentre outros.
  3. Função de controle: busca a correção de injustiças e desequilíbrios desarrazoados nos contratos, bem como da validade apenas daqueles atos que atendam à boa-fé objetiva.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais