Buscar

O CDC disciplina a cobrança extrajudicial de dívidas, não se opondo a ela?

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

Verdadeiro. 

A cobrança extrajudicial de dívidas é uma forma  amigável de os fornecedores recuperarem seu capital. O Código de Defesa do Consumidor regula o exercício desta cobrança amigável.

A cobrança extrajudicial é uma faculdade. Segundo Paulo Duarte, é um direito que poderá ser exercido pelo fornecedor-credor, que pode optar pela cobrança amigável ou a recorrer ao Poder Judiciário, no objetivo de recuperar o que lhe é devido.

A cobrança extrajudicial, no entanto, é a maneira mais eficaz e menos onerosa para o fornecedor-credor reaver seu crédito.

Ao regular o exercicio da cobrança extrajudicial de dívidas, o CDC assim expôs:

"Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável."

Veja-se que não é a cobrança extrajudicial que é proibida, e sim algumas maneiras de fazê-la. Não se pode, por exemplo, expor o consumidor inadimplente ao ridículo.

Desta forma, podemos dizer que o CDC não se opõe a cobrança extrajudicial de dívidas, mas apenas a disciplina.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes