Buscar

Quais são os ácidos graxos livres?

💡 2 Respostas

User badge image

Le 2018

Os acidos graxos livres são a forma circulante dos lípides de reserva do organismo. Exemplos: Ácido esteárico, Ácido palmítico...

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devem ser aplicados conceitos sobre os ácidos graxos.

Ácidos Graxos são componentes estruturais dos fosfolipídios das membranas celulares. Também podem ser encontrados na sua forma livre e ser oxidados em certos tecidos para produzir energia. São constituídos por átomos de carbono ligados que podem formar cadeias curtas ou longas, e eles podem ser saturados ou insaturados.

Também conhecidos como ácidos gordos, são compostos por cadeias de carbono com uma carboxila na extremidade. É uma molécula de natureza anfipática (veja figura abaixo), ou seja, contém uma cadeia hidrocarbonada hidrofóbica, enquanto que o grupo carboxila terminal é hidrofílico (pode ser ionizado em pH=7)

Figura 1 - Estrutura do ácido graxo.

Os ácidos graxos esterificados compõem moléculas complexas como os triglicerídeos, são armazenados nas células adiposas e representam a principal reserva energética do organismo.

os ácidos graxos não-esterificados são encontrados na forma livre em todos os tecidos em níveis baixos, ou ainda em níveis mais elevados no plasma durante o jejum. Esses AG livres podem ser oxidados em muitos tecidos, mas em especial no fígado e nos músculos, e assim produzir energia.


Portanto, os ácidos graxos livres são os não-esterificados, podendo ser oxidados em muitos tecidos para produzir energia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais