Buscar

Qual o mecanismo de ação dos antiinflamatórios?

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Oliveira

Inibição periférica e central das atividades das enzimas ciclooxigenases e subsequente diminuição da biossíntese e liberação dos mediadores da inflamação, dor e febre (prostaglandinas).

Bloqueio da formação de PGs (prostaglandinas) por inibição de COX (ciclooxigenase).

Inibição da liberação de histamina.

Diminuição da migração PMN e monócitos.

4
Dislike0
User badge image

Allan Nunes

Existem dois grupos principais de fármacos anti-inflamatórios, são eles:

  • Anti-inflamatórios não estereoidais (AINEs): o mecanismo de ação do AINEs se dá pela inibição da enzima COX de ácidos graxos e, deste modo, inibição da produção de prostaglandinas e tromboxanos.

 

  • Glicocorticoides: ligam-se a receptores intracelulares que, em seguida, sofrem dimerização, migram para o núcleo e interagem com o DNA para modificar a transcrição gênica, induzindo: (1) a inibição da transcrição dos genes da COX-2, citocinas e interleucinas, moléculas de adesão celular e a forma induzida da sintase de óxido nítrico; (2) o bloqueio da indução do gene da osteocalcina, mediada por vitamina D3, nos osteoblastos, e modificação da transcrição dos genes da colagenase; e (3) a síntese e liberação aumentadas de anexina-1, que tem efeitos anti-inflamatórios potentes nas células e na liberação de mediadores.

 

Fonte: Rang, H.P., Dale, M.M., Ritter, J.M., Flower, R.J., Henderson, G. Farmacologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais