Buscar

queria artigos sobre a Diferença entre texto científico e os texto jornalísticos

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Vieira

Texto Jornalístico é baseado em circunstância, procurando demonstra-las, tratando o conteúdo de forma imparcial ou não (texto opinativo referido no subtítulo acima).

Já o texto científico é baseado em dados científicos, comprovados, após conclusões, levantamentos, investigações provenientes de profissionais científicos, que trabalharam em cima do assunto e podem diagnosticar com clareza não fatos levantados de acordo com o acontecimento (Jornalístico), mas sim estudado e concluído perante sua confecção.

Tipos de textos jornalísticos

• Notícia: Texto de caráter informativo, de um acontecimento recente a ser divulgado de imediato, que precisa ser descrito de forma imparcial.

É iniciado com o lide, seguido de detalhes complementares que formam o corpo da notícia. Neste tipo de texto é usada a linguagem direta e formal.

• Editorial: São textos jornalísticos de caráter opinativo, onde o autor exprime a opinião do jornalista, ou representando a posição de um veículo diante a um tema.

Não há obrigação de ser imparcial, e pode ser escrito numa linguagem menos formal. Do lide é tirado o conteúdo a ser analisado.

• Nota: Texto curto, onde só é apresentado apenas o lide. Ou seja, só consta as informações principais de forma breve.

Modelo utilizado para divulgar o complemento de algum assunto já publicado, ou quando a apuraçãodo restante da notícia ainda está em percurso.

Espero ter ajudado... Abraços!

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais