Buscar

Qual a correlação da Ataxia de Friedreich com o Ciclo de Krebs?

💡 3 Respostas

User badge image

Pamela Fernandes

A ataxia de Friedreich (AF), a ataxia hereditária neurodegenerativa mais comum, surge de mutações no gene FXN (hiper-expansões dos nucleotídeos GAA) que afetam a produção de frataxina, uma importante metaloproteína Fe-S para a respiração celular. Esta doença causa várias alterações metabólicas, afetando vários tecidos, tais como o coração e a medula espinhal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A palavra ataxia é utilizada para designar a falta de ordem, isto é, o termo indica uma falta de equilíbrio/falta de coordenação, podendo ser sensitiva, cerebelar ou vestibular. Um determinado grupo heterogêneo de doenças é determinado ataxias recessivas, as mesmas são causadas por hereditariedade ou adquirência. O grupo mais popular dessas doenças recessivas é denominado Ataxia de Friedreich (FRDA). Dessa maneira, temos que o envolvimento deste grupo com o organismo pode acarretar a deficiência de enzimas, mais precisamente deficiência em enzimas que fazem parte do ciclo de Krebs, induzindo, dessa maneira, a mecanismos fisiopatológicos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

mapa metabolico

Bioquímica I

CEULP

User badge image

Heliamara Silva

Materiais relacionados

3 pág.
CICLO DE KREBS

EE Albano De Oliveira

User badge image

Adriana