Buscar

quais os pontos de convergência entre ius in bello e ius ad bellum

💡 3 Respostas

User badge image

Marina Fonseca

O Direito Internacional Humanitário (DIH), ou jus in bello, é o direito que rege a maneira como a guerra é conduzida. O DIH tem fins puramente humanitários, buscando limitar o sofrimento causado pela guerra. Independe de questões sobre a justificativa ou os motivos para a guerra, ou a prevenção da mesma - áreas cobertas pelo jus ad bellum.

 

A clara distinção entre jus in bello e jus ad bellum é relativamente recente. Os termos não eram comuns em debates e documentos sobre o Direito da Guerra até a década anterior à Segunda Guerra Mundial. No entanto, os conceitos que abrangem certamente apareceram no debate jurídico antes, mas sem a clara distinção que a adoção dos termos ocasionou.

O propósito do Direito Internacional Humanitário (DIH) é limitar o sofrimento causado pela guerra ao proteger e assistir as vítimas da mesma sempre que possível. O direito, portanto, aborda a realidade de um conflito sem considerar os motivos ou a legalidade de recorrer à força. Ele regula somente os aspectos do conflito que são de preocupação humanitária. Isso é conhecido como jus in bello (direito na guerra). Suas disposições se aplicam às partes beligerantes independentemente do motivo para o conflito ou se a causa defendida por qualquer uma das partes seja justa.

O jus ad bellum (direito do uso da força) ou jus contra bellum (direito da prevenção à guerra) busca limitar o recurso da força entre os Estados. Segundo a Carta a ONU, os Estados devem abster-se de ameaçar ou usar a força contra a integridade territorial ou a independência política de outro estado (Art. 2º, para. 4º). As exceções a esse princípio são previstas para os casos de autodefesa ou conforme a decisão adotada pelo Conselho de Segurança da ONU no capítulo VII da Carta da ONU.

No caso de conflito internacional armado, é muito difícil determinar que Estado seja culpado de violar a Carta das Nações Unidas. A aplicação do Direito Humanitário não envolve a denúncia de partes culpadas, o que poderia gerar controvérsias e paralisar a implementação do Direito, já que cada adversário alegaria ser vítima de agressão. Além disso, o DIH visa proteger as vítimas de guerra e seus direitos fundamentais, independentemente da parte à qual pertencem. Por esse motivo, o jus in bello deve permanecer independente do jus ad bellum ou do jus contra bellum.

https://www.icrc.org/por/war-and-law/ihl-other-legal-regmies/jus-in-bello-jus-ad-bellum/overview-jus-ad-bellum-jus-in-bello.htm

 

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

ius in bello ou jus in bello  é o Direito Internacional Humanitário (DIH) que é o direito que rege a maneira como - existindo uma guerra - ela deve ser conduzida. nesse sentido, o jus in bello tem fins puramente humanitários, que visam limitar o sofrimento causado pela guerra. Assim, o jus in bello não rege, não atua sobre os motivos da guerra ou as formas de previní-la. Os motivos da guerra e as formas de prevenção da mesma são regidos pelo ius ad bellum ou jus ad bellum, ou seja, o direito de gerar ou não uma guerra. Talvez, possamos considerar que o ponto de convegência entre o ius in bello e o ius ad bellum seja exatamente a existência da guerra, tempos de guerra.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais