Buscar

Qual é a relação entre produto médio e PIB per capita?

Questão relacionada à Microeconomia, na temática de Teoria do Produtor.

 

💡 2 Respostas

User badge image

marcos2525 marcos

Um crescendo médio de 2,8% a.a., como de 2003 a 2010, o PIB per capita brasileiro dobra a cada  26 anos, o que nos aproximaria dos níveis atuais de países mais desenvolvidos. Do contrário, crescendo apenas 1,2% a.a., como de 2011 a 2014, dobrá-lo demandaria 59 anos!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O PIB é um indicador que tem como base a soma de todas as riquezas produzidas num dado local, sendo que para tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, considera a quantidade de veículos, alimentos, os serviços ofertados, os estoques produzidos, excetuando-se dos cálculos os custos de produção embutidos nos produtos.

A base dos cálculos é a agropecuária, a indústria, os serviços e os impostos sobre os produtos, sendo que itens já considerados em anos anteriores não são contabilizados. O Produto Interno Bruto – PIB, está intimamente relacionado ao Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, de modo que o acesso aos bens de consumo e serviços são considerados como elementos essenciais do desenvolvimento de uma dada sociedade.

É importante salientar que no cálculo do PIB apenas considera-se os bens e serviços finais da cadeia de produção, excluindo todos os insumos intermediários (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia). A exclusão dos bens e serviços intermediários é feita para evitar a dupla contagem dos valores gerados na cadeia de produção, o que provocaria erro na soma do PIB.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais