Buscar

como ocorre a osmose vegetal no pimentão??

💡 2 Respostas

User badge image

Lisânia Lima

 A osmose resulta no desenvolvimento de pressão. à medida que as moléculas de água continuem a se difundir através da membrana, para uma região de menor concentração. (RAVEN, 2007)

As células vegetais tendem a concentrar soluções salinas relativamente altas dentro de seus vácuolos e podem também acumular açúcares, ácidos orgânicos e aminoácidos. Como resultado, as células vegetais absorvem água por osmose e aumentam a pressão hidrostática interna. Essa pressão contra a parede celular mantém a célula túrgida ou rígida. Essa pressão, chamada de pressão de turgor, é a pressão que desenvolve numa célula vegetal como resultado da osmose e/ou embebição igual em intensidade e oposta à pressão de turgor, a qualquer momento, existe a pressão mecânica da parede celular, direcionada para dentro e denominada pressão de parede. (RAVEN, 2007)

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A casca do pimentão é uma película impermeável. Então se colocarmos filetes de pimentão (conforme figura) em água pura, observamos que a as células recebem água e aumentam de tamanho, levando o filete a curvar pra fora (casca pra dentro). Se colocarmos uma pitada de sal, o filete permanece do mesmo estado (reto), já que a quantidade de água perdida e recebida é a mesma, há um equilíbrio das pressões hidrostáticas. E se colocarmos duas pitadas de sal, as células perdem água para o meio, se desidratam, e encolhem, e o filete fica curvado para dentro (casca pra fora). Esse processo de osmose ocorre pois os solutos deslocam-se das zonas hipertônicas (mais pressão) para as zonas hipotônicas (menos pressão), buscando o equilíbrio!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais