Buscar

Diferença de ascomycota e oomycota?

💡 4 Respostas

User badge image

Paula Mendes

No filo Ascomycota a reprodução assexuada é mais frequente. Algumas de suas hifas, septadas, apresentam formato de saco, durante o ciclo sexuado. Em seu interior, há esporos sexuais: os ascóporos, é o filo que possui o maior número de espécies de fungos, uni e multicelulares;

...

já o filo Oomycota abrange os grupos dos oomicetos e das algas crisofíceas, diatomáceas e pardas, além de outros grupos menores,  possuem a característica comum de apresentarem em alguma parte do seu ciclo de vida um par de flagelos, sendo um flagelo longo com mastigonemas, tipo pinado, e outro menor sem mastigonemas, tipo chicote. Os Oomycota em sua maioria são seres aquáticos, com representantes sapróbios ou parasitas. Além das formas cenocíticas, os oomicetos apresentam formas unicelulares, filamentosas e ramificadas. O filo apresenta reprodução assexuada através de zoósporos móveis biflagelados (flagelos dos tipos pinado e chicote), e reprodução sexuada através de meiose gamética. A reprodução é oogâmica e os gametas não possuem flagelos, sendo que os gametas masculinos alcançam os femininos através de tubos de fecundação.
 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Oomycota é um grupo distinto por ser heterotrófico, mas que possui paredes celulares celulósicas. Devido ao fato de sua reserva de carboidratos ser em forma de glicogênio, por serem sésseis e por alguns grupos apresentarem forma cenocítica, lembrando uma hifa, eles foram a priori inseridos no reino Fungi. Os Oomycota em sua maioria são seres aquáticos, com representantes sapróbios ou parasitas. Além das formas cenocíticas, os oomicetos apresentam formas unicelulares, filamentosas e ramificadas.


O filo apresenta reprodução assexuada através de zoósporos móveis biflagelados (flagelos dos tipos pinado e chicote), e reprodução sexuada através de meiose gamética. A reprodução é oogâmica e os gametas não possuem flagelos, sendo que os gametas masculinos alcançam os femininos através de tubos de fecundação.


Os Ascomycota constituem o maior filo entre os fungos, com registro de 07 classes, 56 ordens. Como característica principal, na reprodução sexuada formam esporos denominados ascósporos, em estruturas especializadas, saculiformes (ascos) que podem estar ou não no interior de ascomas. Vivem como sapróbios, parasitas ou simbiontes, formando líquens e micorrizas, em ambientes terrestres e aquáticos os mais diversos, com distribuição cosmopolita. 


O sistema vegetativo dos Ascomycota pode ser unicelular (leveduras), mas em geral é micelial, com hifas septadas bem desenvolvidas. Neste caso, há presença de septos simples nas imediações dos quais são encontradas estruturas especializadas, denominadas corpos de Woronin. A reprodução assexuada é realizada principalmente por conídios, mas outros tipos de esporos são formados (clamidósporos, artrósporos)

Fonte: http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/15

http://www.botanica.org.br/trabalhos-cientificos/56CNBot/56CNBot-2218.pdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Oomycota é um grupo distinto por ser heterotrófico, mas que possui paredes celulares celulósicas. Devido ao fato de sua reserva de carboidratos ser em forma de glicogênio, por serem sésseis e por alguns grupos apresentarem forma cenocítica, lembrando uma hifa, eles foram a priori inseridos no reino Fungi. Os Oomycota em sua maioria são seres aquáticos, com representantes sapróbios ou parasitas. Além das formas cenocíticas, os oomicetos apresentam formas unicelulares, filamentosas e ramificadas.


O filo apresenta reprodução assexuada através de zoósporos móveis biflagelados (flagelos dos tipos pinado e chicote), e reprodução sexuada através de meiose gamética. A reprodução é oogâmica e os gametas não possuem flagelos, sendo que os gametas masculinos alcançam os femininos através de tubos de fecundação.


Os Ascomycota constituem o maior filo entre os fungos, com registro de 07 classes, 56 ordens. Como característica principal, na reprodução sexuada formam esporos denominados ascósporos, em estruturas especializadas, saculiformes (ascos) que podem estar ou não no interior de ascomas. Vivem como sapróbios, parasitas ou simbiontes, formando líquens e micorrizas, em ambientes terrestres e aquáticos os mais diversos, com distribuição cosmopolita.


O sistema vegetativo dos Ascomycota pode ser unicelular (leveduras), mas em geral é micelial, com hifas septadas bem desenvolvidas. Neste caso, há presença de septos simples nas imediações dos quais são encontradas estruturas especializadas, denominadas corpos de Woronin. A reprodução assexuada é realizada principalmente por conídios, mas outros tipos de esporos são formados (clamidósporos, artrósporos).

Fonte: http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/15

http://www.botanica.org.br/trabalhos-cientificos/56CNBot/56CNBot-2218.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais