Buscar

Motor

Defina motor universal ?

💡 5 Respostas

User badge image

Daniel Mateus Gehlen

Motor Universal é o motor que pode funcionar tanto em corrente contínua quanto em corrente alternada. (Motor monofásico)

0
Dislike0
User badge image

CLESIO

Motor Universal é um motor monofásico que pode trabalhar tanto em corrente contínua quanto em corrente alternada. Ele é similar a um motor CC série.

As bobinas do estator são ligadas eletricamente ao rotor por meio de dois contatos deslizantes(escovas de grafite).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os motores universais são motores capazes de desempenhar sua função sendo alimentados tanto por fontes de tensão de corrente contínua quanto por fontes de corrente alternada monofásica.


Devido a essa característica, os motores universais são desejáveis em diferentes aplicações sendo comumente encontrados na indústria de eletrodomésticos.


Apesar de existirem determinadas variações, os motores universais apresentam uma estrutura semelhante à motores de série de corrente contínua. Seu circuito elétrico é relativamente simples uma vez que apresenta um único caminho para a passagem de corrente. O estator e as estruturas dos polos do campo, no entanto, devem estar completamente laminados para que não ocorra perdas significativas no núcleo.

Ao ser operado com uma fonte de corrente alternada, sua comutação é inferior à de uma fonte de corrente contínua. O faiscamento excessivo presente nas escovas deve-se ao transformador que induz tensões nas bobinas em comutação. Essas faíscas têm a capacidade de reduzir de forma relevante o período útil das escovas e são capazes de proporcionar interferência de radiofrequência em determinados locais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais