Buscar

O que são placodermes ?

 O que são placodermes ?

💡 7 Respostas

User badge image

Samuel Tessaro

Os Peixes Placodermos (Placodermi) foram uma classe de cordados. Viveram no período devoniano. Continham o esqueleto feito de cartilagem, assim como os Condrictes. Os corpos dos Placodermos eram cobertos por uma couraça. Eram carnívoros.  Os Dunkleosteus foram os predadores mais perigosos de suas eras. Os Placodermos não deixaram descendentes atuais.  A sua principal característica, que lhes deu o nome científico de Placodermi, era a cobertura da cabeça e tórax por armaduras articuladas de placas dérmicas. O corpo estava ou não coberto de escamas. Os placodermos desapareceram na extinção em massa que no final do período Devoniano.

 

3
Dislike0
User badge image

Diogo Dubourcq

Placodermos foram um dos primeiros peixes a possuir a extrema habilidade de fechar a boca. Assim como seu nome diz, eles possuiam placas no corpo, para proteger dos ataques dos terríveis comedores de peixes, oseuripterídeos. Placodermos, porém eram mais fodões, e foram uma das principais causas da extinção dos escorpiões do mar. Eram mais fortes do que um tubarão (mas só por causa das placas, pois os dois tem praticamente o mesmo corpo), e podiam devorar facilmente um deles.

2
Dislike0
User badge image

Samuel Tessaro

É placodermos ou placodermes?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais