Buscar

Há alguma ofensa aos princípios atinentes aos recursos?

Mário ajuizou demanda de cobrança em face de Risonho, sob o argumento de que havia firmado contrato de mútuo com o réu, o qual continha previsão de pagamento do dinheiro emprestado em 16/05/2014. Requereu a condenação em R$ 170.000,00, consistentes no valor emprestado, correção monetária e demais encargos previstos legal e contratualmente. Ao sentenciar, o juiz julgou improcedente a demanda, tecendo inúmeras considerações sobre a inexistência de provas nos autos. O autor interpôs recurso de apelação, cuja petição simplesmente reiterou os argumentos de sua inicial, sem qualquer cotejo com o fundamento da sentença. Há alguma ofensa aos princípios atinentes aos recursos? Explique.

💡 1 Resposta

User badge image

Jeferson Sarinho

Sim. Há clara ofensa ao princípio da dialeticidade, constatada pela mera reprodução dos argumentos deduzidos no primeiro grau, devendo o Relator ao receber o recurso, não conhecê-lo, nos moldes do art. 932, do CPC/15. Frise-se que o STJ tem firmado entendimento recente de que a mera reprodução dos argumentos não ofende o principio da dialeticidade recursal, desde que haja ao menos, menção da sentença recorrida. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais