Buscar

como calcular o valor de pi

💡 1 Resposta

User badge image

Ronaldo Ribeiro

 

Método1

Calculando pi usando as medidas de um círculo

  1. Imagem intitulada 1964913 1

    1

    Só use este método com círculos perfeitos. Ele não funciona com objetos elípticos, ovais ou que tenham outros formatos. Tem-se um círculo quando todos os pontos em um plano têm a mesma distância em relação a um único ponto central. Assim, use algo como a tampa de um pote para este exercício. Você provavelmente vai obter um valor aproximado, pois, para alcançar um resultado exato, vai precisar de um objeto com ponta fina — até o tamanho do grafite pode fazer diferença.

  2. Imagem intitulada 1964913 2

    2

    Meça a circunferência do círculo da maneira mais precisa possível. A circunferência de um objeto é o espaço que cobre uma "volta" completa nas suas extremidades. Já que ela é redonda, pode ser difícil fazer a mensuração (e é por isso que pi é tão importante).
    • Enrole as pontas do objeto de base com um pedaço de barbante de maneira bem justa. Marque o ponto da corda em que ela dá uma volta completa e, em seguida, meça o valor obtido com uma régua.
  3. Imagem intitulada 1964913 3

    3

    Meça o diâmetro do círculo. O diâmetro vai de um lado ao outro, passando pelo meio do objeto.

  4. Imagem intitulada Calculate Pi Step 4

    4

    Use a fórmula matemática. A fórmula da circunferência de um círculo é C= π*d = 2*π*r. Assim, pi é igual à circunferência dividida pelo diâmetro. Leve os números a uma calculadora; o resultado vai se aproximar de 3,14.[1]

  5. Imagem intitulada Calculate Pi Step 5

    5

    Repita este processo com vários círculos em sequência e faça a média dos resultados para obter dados mais precisos. Por mais que sua mensuração não seja perfeita, você vai acabar obtendo um valor adequado para pi.

     

 

Método2

Calculando pi usando uma série infinita

  1. Imagem intitulada Calculate Pi Step 6

    1

    Use a série de Gregory-Leibniz. Estudiosos já formularam diversas séries matemáticas que, se levadas ao infinito, podem calcular pi de forma precisa em inúmeras casas decimais. Algumas delas são tão complexas que só conseguem ser analisadas por supercomputadores. A de Gregory-Leibniz, por sua vez, é uma das mais simples. Embora não seja muito eficiente, aproxima-se cada vez mais de pi com cada passo dado, produzindo um valor com cinco casas decimais e 500 mil variações.[2] Para isso, usa-se a seguinte fórmula:
    • π = (4/1) - (4/3) + (4/5) - (4/7) + (4/9) - (4/11) + (4/13) - (4/15) ...
    • Comece com 4 dividido por 1 e, depois, subtraia 4 dividido por 3. Em seguida, adicione 4 dividido por 5 e subtraia quatro dividido por 7. Continue alternando entre adições e subtrações fracionadas com o numerador 4 e denominador com números ímpares em sequência. Quanto mais longe for, mais perto vai chegar de pi.
  2. Imagem intitulada Calculate Pi Step 7

    2

    Use a série de Nilakantha. Ela é mais uma série infinita útil e de fácil compreensão para calcular pi. Embora seja um pouco mais complicada, pode chegar ao valor desejado em menos tempo que a fórmula anterior.
    • π = 3 + 4/(2*3*4) - 4/(4*5*6) + 4/(6*7*8) - 4/(8*9*10) + 4/(10*11*12) - 4/(12*13*14) ...
    • Para a fórmula acima, comece com 3 e passe a alternar entre adicionar e subtrair frações com numerador 4 e denominador que seja o produto de três números inteiros consecutivos, aumentando a cada passo. Cada fração seguinte começa com o maior número inteiro usado na anterior. Continue assim algumas vezes até chegar a um resultado próximo de pi.

 

Método3

Calculando pi usando o problema da agulha de Buffon

  1. Imagem intitulada Calculate Pi Step 8

    1

    Calcule pi lançando salsichas. Pi também é elemento central em um experimento interessante chamado "Agulha de Buffon", que tenta determinar a probabilidade de objetos lançados aleatória e uniformemente atingirem a superfície que fica entre ou ao longo de uma série de linhas paralelas marcadas o chão. Acontece que, se a distância entre as linhas for igual ao comprimento dos itens lançados, o número de vezes que esses objetos vão pousar ao longo delas delas pode ser usado no cálculo da constante. Leia o artigo linkado acima para entender os detalhes do experimento com salsichas.
    • Cientistas e matemáticos ainda não descobriram um método exato de calcular pi, já que não conseguem encontrar materiais finos o bastante para os cálculos precisos.[3]

 

Método4

Calculando pi usando um limite

  1. Imagem intitulada Calculate Pi Step 9

    1

    Primeiro, escolha um número alto. Quanto maior ele for, mais preciso vai ser o cálculo.

  2. Imagem intitulada Calculate Pi Step 10

    2

    Depois, use o número &mdash. a partir de agora, x — na seguinte fórmula para calcular pi: x * sen(180 / x). Para que isso dê certo, use a calculadora em graus. Este método é chamado de "limite" porque o resultado está "limitado" a pi. Conforme o valor de x aumenta, o resultado vai se aproximar cada vez mais do valor da constante.

 

Método5

Usando as funções arco-seno/inversa do seno

  1. Imagem intitulada Calculate Pi Step 11

    1

    Escolha um número qualquer entre -1 e 1. Isso se deve ao fato de que a função arco-seno é indefinida para valores maiores que 1 e menores que -1.

  2. Imagem intitulada Calculate Pi Step 12

    2

    Use o número na fórmula abaixo, e o resultado vai ser algo próximo de pi.
    • pi = 2 * (arcsen (r.q.(1 - x^2)) + abs (arcsen(x))).
      • "Arcsen" indica o seno inverso, em radianos.
      • "R.q." é a raiz quadrada.
      • "Abs" é o valor absoluto.
      • "x^2" é um expoente — no caso, x ao quadrado.

Dicas

  • Calcular pi pode ser divertido e difícil, mas não exagere nas contas — ou pode acabar com resultados insatisfatórios. Astrofísicos, por exemplo, dizem que precisam de valores com 39 casas decimais para fazer cálculos cosmológicos precisos em relação ao tamanho de um átomo.

 

Fonte: https://pt.wikihow.com/Calcular-o-Pi

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais