Buscar

Qual a importância da memoria para a história?

Quando nos deparamos com os fatos ja ocorridos e que nao fazem parte mais do nosso presente, a tarefa de retomar ao passado se torna mais concreto, simplesmente, ao observarmos um conteudo ou objeto que carrega em si uma gama de interpretações e um valor significativo das circunstancias do tempo. A memoria pode estar desde de cicatrizes à experiencia do cheiro na vida, da poeira à ranhuras produzidas nos móveis. A memoria é viva e a todo instante deixa lembranças ou sequelas.

💡 25 Respostas

User badge image

VALÉRIA CRISTINA FARIA TOLEDO

A construção da identidade e a construção da história estão ligadas a memória.Você constrói sua identidade,seguindo narrações que você faz de sua vida.A identidade humana é atravessada ao longo do tempo.Você hoje constrói um identidade influenciado(a) pelo meio social a qual está inserido(a) porém,daqui 20 anos essa mesma identidade vai sofrer modificações devido ao tempo e as experiências vividas neste período.

Assim,os historiadores atuais devem ser sujeitos capazes de interpretar as múltiplas verdades de um povo,dando ênfase a todos nós historiadores de nossa história e não somente ao estudo de um grupo dominante.

9
Dislike1
User badge image

TALINE LORRAINNE

Considerada uma das bases da compreensão humana, a memória foi, na Idade Média, motivo de profunda meditação, tanto em relação ao estudo do homem quanto da educação e a aquisição da Sabedoria.

Sem a memória, não havia estudo, nem conhecimento, muito menos razão. Com ela, a civilização do ocidente medieval acumulou ciência e refletiu seu sentido e finalidade.

Sem memória, hoje, nossa civilização caminha desnorteada, pois não conhece seu passado, não tem consciência em seu presente, e não projeta perspectiva no futuro. Urge retomá-la, à luz da História, com vontadeentendimento e, sobretudo benevolência, e dar novamente um sentido à nossa existência nesse mundo.

4
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

CONTEXTUALIZAÇÃO

As fontes primárias, secundárias e terciárias são essenciais para que aqueles que se envolvem no estudo da História do homem possam reconstruir uma realidade social que nunca mais irá existir.


RESOLUÇÃO

A memória é essencial para a humanidade porque representa uma rede de acontecimentos e com relações de causa e efeito que ainda podem servir de exemplo para os dias atuais. Uma sociedade sem memória pode ser considerada uma sociedade sem passado, que não se dá conta de sua origem e dos antepassados, de sua cultura, de suas raízes, de seu motivo de existência. A memória histórica é essencial para a manutenção das atividades de uma determinada sociedade no longo prazo porque fornece as bases para a sobrevivência da forma de vida da sociedade.


CONCLUSÃO

As fontes históricas são essenciais para que seja possível recordar do passado e levantar à tona memórias de épocas que jamais voltarão a existir novamente. Ensinamentos, culturas e elementos, por exemplo, como a moral, se transformaram com o passar do tempo, mas podem existir elementos essenciais dentro de tais disciplinas que podem ser considerados úteis para a manutenção da identidade de um povo a longo prazo.


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais