Buscar

Diferença entre o Art, 157 parag 2° inc v e Art, 158 parag 3° ambos do Código Penal

Distinção dos Artigos

💡 6 Respostas

User badge image

Luciana

O art. 157, §2º, V do CP prevê uma hipótese de roubo majorado ou circunstanciado, ou seja, possui uma causa de aumento de pena de 1/3 até a 1/2 na hipótese da manutenção da vítima em seu poder, restringindo sua liberdade. Nesta hipótese a colaboração da vítima é dispensável e há mera restrição da liberdade por tempo juridicamente relevante, mas não o suficiente para configurar a sua privação.

Como exemplo pode-se citar o roubo de um carro em que o assaltante munido de arma assume a direção do veículo da vítima e se dirige até a rodovia mais próxima, abandonando a vítima no acostamento e partindo com o carro.

 

Não se confunde com o crime de extorsão qualificada pelo sequestro do art. 158, §3º do CP, popularmente conhecido como "sequestro relâmpago", que é uma qualificadora do crime de extorsão e como tal altera o patamar máximo e mínimo da pena em abstrato . Nesta hipótese a colaboração da vítima é indispensável, além disso configura verdadeira privação da liberdade da vítima como condição necessária à obtenção da vantagem econômica.

Como exemplo pode-se citar a ação de agente que contrange a vítima a realizar saques em caixa eletrônico. 

6
Dislike0
User badge image

Luciana

Por nada! :)

1
Dislike0
User badge image

Cassio Messias

Muito Obrigado Luciana.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais