Buscar

Como são explicadas as 3 principais nuances da característica positivista do Direito Romano?

No caso da pergunta, realismo, pragmatismo e laicismo

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Botelho

 

Direito Romano

Codificação, Racionalidade e normatização

 

É o Direito que figurou em Roma desde a sua fundação até a morte do Imperador que ordenou sua codificação. O Direito Romano possui fundamentos teóricos divididos entre Filosofia e História e questionamentos práticos baseados nas instituições jurídicas, no vocabulário jurídico, nos processos legislativos e na hermenêutica jurídica. Os estudiosos do Direito Romano enumeram três notáveis características para o ordenamento legal: o positivismo, o conservadorismo e o individualismo. Os conceitos básicos para a compreensão do Direito Romano foram incluídos em seis: jus, fas, jutistia, aequitas, jurisprudentia e juris praecepta.

O direito romano é apropriado pelo positivismo jurídico, como referencial indiscutível de racionalidade legislativa. Refere-se à influência duradoura do direito romano, na Europa medieval e moderna, por meio da incorporação nas legislações européias do direito privado da tradição justinianéia (GILISSEN, 1995, p. 80). O racionalismo do direito romano, cujas generalidades invocam normatividade instrumental, centrada na dicotomia entre público e privado (MACKELDEN, 1841, p. 75), fez-se perene na codificação do direito na seção oriental do Império. Cogita-se da codificação como sistema (SIEBENEICHLER, 1997, p. 31), embora no imaginário romano essas duas expressões não guardassem o conteúdo significativo que hoje apresentam. Por intermédio do direito canônico a tradição romanística foi definitivamente apoderada pelo direito europeu (BERMAN, 1983, p. 204). A cultura urbana do baixo medievo, de inspiração burguesa, propiciou aliança entre papas e mercadores (TIGAR & LEVY, 2000, p. 101), fornecendo as bases conceituais para uma cultura jurídica formalista, garantidora do bom andamento das relações negociais.

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/10060/o-positivismo-juridico#ixzz3Axz3k9cA

3
Dislike0
User badge image

Anne Gabrielle

Obrigada

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais