Buscar

Qual inervação das estruturas músculos esqueléticas mucosas?

💡 3 Respostas

User badge image

Yp Produções

Os músculos esqueléticos encontram-se inervados por uma abundante rede de nervos que penetra nas massas musculares junto dos vasos sanguíneos, ramificando-se ao longo do interior do tecido. Dado que estes nervos são constituídos por fibras sensitivas e neurónios motores, tanto podem transmitir estímulos sensitivos, originados nas próprias massas musculares e destinados ao sistema nervoso central, como estímulos motores, provenientes do encéfalo ou da medula espinal, percorrendo o trajecto inverso.

 

Os músculos esqueléticos e os tendões são constituídos por vários e abundantes tipos de terminações nervosas sensitivas, capazes de captarem e transmitirem a sensibilidade à pressão e à dor e também o grau de estiramento das fibras musculares e tendinosas, algo essencial para que o sistema nervoso central consiga regular o tónus ou grau de contracção a que cada músculo deve ser submetido para manter uma determinada posição corporal.

 

Por outro lado, cada um dos neurónios motores pertencentes a estes nervos tem tendência para se ramificar e, consequentemente, entrar em contacto directo com uma determinada quantidade de fibras musculares. O ponto de união entre estas ramificações das fibras nervosas e a membrana das fibras musculares denomina-se placa motora, sendo igualmente nesta estrutura que se produz a passagem do impulso nervoso até às células musculares.

 

O sistema formado por apenas um neurónio motor e por todas as fibras musculares às quais chegam as suas ramificações tem a denominação de unidade motora. Quando o impulso nervoso de um neurónio motor supera um determinado limite, todas as fibras musculares da unidade motora correspondente contraem-se, num mecanismo semelhante ao mencionado anteriormente, em que os finos filamentos de actina deslocam-se de forma mais profunda através do interior dos filamentos espessos de miosina, proporcionando o estreitamento dos sarcómeros, a diminuição das miofibrilhas e a contracção de todas as fibras musculares pertencentes à unidade motora.

 

É preciso referir que, como as fibras musculares não têm capacidade para se contraírem parcialmente, pois apenas podem encontrar-se em situação de relaxamento ou de contracção absoluta, o grau de contracção de um músculo depende da quantidade de unidades motoras e fibras musculares estimuladas. Desta forma, caso o estímulo nervoso seja ligeiro, embora apenas se contraiam algumas das fibras musculares, o músculo permanecerá distendido, enquanto que, caso o estímulo seja potente, propiciará a contracção da maioria das fibras musculares e, consequentemente, de todo o músculo.

 

Dado que as unidades motoras dos músculos responsáveis por movimentos muito precisos, como os da língua, globos oculares ou dedos da mão, necessitam de um número reduzido de fibras musculares, a avaliação do estímulo consoante as necessidades específicas de cada movimento é mais fácil. Por outro lado, as unidades motoras dos músculos mais volumosos, como os do tronco e dos membros em geral, integram um número de tal forma elevado de fibras musculares que conseguem gerar uma força de contracção maior, perante um estímulo nervoso equivalente.
Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Os músculos esqueléticos são formados por um grande número de redes nervosas que penetram a massa muscular ao redor dos vasos sanguíneos, que são perfurados no interior do tecido. Essas células nervosas são constituídas por sensores fibrosos e neurônios motores, que podem ser transmitidos por estímulos sensoriais gerados pela massa muscular, que viajam para o sistema nervoso central, para a medula espinhal invertida ou para a medula espinhal.
Músculos e tendões ósseos compõem os nervos sensoriais que podem detectar e transmitir pressão e sensibilidade à dor, bem como a extensão das fibras musculares e tendíneas do sistema nervoso central. Cada músculo pode regular o tom ou nível de contração que precisa manter uma certa posição do corpo.
Por outro lado, cada um desses tipos de células nervosas nervosas tem ramificações e, portanto, tem contato direto com um certo número de fibras musculares. O ponto ligado a essas fibras nervosas e fibras musculares é chamado de placa motora e, nessa estrutura, o impulso nervoso passa para as células musculares.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais