Buscar

Qual a diferença entre SAIDÃO e INDULTO?

💡 2 Respostas

User badge image

Clerton Maia

Saidão: São saídas temporárias de reenducandos, prevista na LEP (Lei de execuções penais), onde ocorre principalmente em datas comemorativas, como natal, dia das mães, pascoa, e etc. Acontece por meio de portaria, expedida pelo Juiz de execuções penais. Tal benefício visa a ressocialização do preso com visitas à família, porém, com data de retorno previsamente estabelecida. Importante frisar que dentre outros requisitos, para usufruir dessas saídas temporárias o reeducando deverá estar no regime semi aberto e aqueles que já possuem autorização para trabalho externo.

Indulto: Este por sua vez é regulado por decreto expedido pelo Presidente, com previsão legal na Constituição Federal, onde acontece o perdão da pena e por conseguinte sua extinção. Este decreto passará pelo aval do Ministério da Justiça. Geralmente é concedido a portadores de doença física grave, ou doenças severas onde necessitam de cuidados em tempo integral. Ademais, é imperioso dizer que não alcança aqueles condenados por crimes de Tortura, Terrorismo e Tráfico de drogas, assim como em crimes hediondos. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A saída temporária é um benefício concedido aos presos em regime semiaberto para visitação de sua família como também para estudar fora do sistema carcerário. Já o indulto  que pode ser individual (graça) ou coletivo é concedido pelo Presidente da República para extinguir a punibilidade de alguns criminosos como também comutar (diminuir, deixar em uma situação mais favorável) algumas penas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais