Buscar

O que é coração tigrado?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O coração tigrado é uma consequência da chamada Febre Aftosa que é uma doença causada por um vírus que é transmitido por aerossóis, contato, secreções de animais infectados e objetos contaminados.


Os sintomas são febre, anorexia, salivação excessiva, estalar dos lábios, formação e ruptura de vesículas e erosões. Em animais bovinos jovens ocorre uma forma maligna, com mortalidade elevada, sem a formação de vesículas, onde  há o desenvolvimento de miocardite aguda e necrose das miofibrilas cardíacas, chamada de “coração tigrado”, devido às lesões miocárdicas em faixas, cinza-amareladas.


Sendo assim, o coração tigrado são faixas cinza-amareladas no coração por consequência de lesões miocárdicas causadas pelo vírus causador da  Febre Aftosa.

2
Dislike0
User badge image

Caroline Fagundes

Boa tarde querida! Coração tigrado é um termo para classificação anatomopatologica de um tipo específico de cardiopatia, comumente apresentadas em determinadas patologias veterináricas, como febre aftosa.

 Macroscopicamente o sarcoplasma apresen- ta-se com manchas amareladas intercaladas com áreas normais, o que dá o aspecto que denominamos "coração tigrado". Microscopicamente, observamos espaços vazios deixados pelas gotículas de gorduras, dissolvidas durante a preparação do corte histológico.

Segundo Humberto E Coelho, Patologia Veterinárica

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais