Buscar

Oque é circulação esplacnica?

💡 2 Respostas

User badge image

Victor Dias

circulação esplacnica é formada pelos vasos do sistema gastrointestinal. Todo o sangue que passa pelo intestino dirige-se, imediatamente, para o fígado, através da veia porta hepática.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A circulação esplâncnica é composta de circulações gástrica, intestinal delgado, colônica, pancreática, hepática e esplênica, dispostas paralelamente umas às outras. As três principais artérias que suprem os órgãos esplâncnicos, o cellac e o mesentérico superior e inferior, dão origem a artérias menores que se anastomosam extensivamente. A circulação de alguns órgãos esplâncnicos é complicada pela existência de uma circulação intramural.


A redistribuição do fluxo sangüíneo total entre os circuitos vasculares intramurais pode ser tão importante quanto o fluxo sanguíneo total. Numerosos fatores extrínsecos e intrínsecos influenciam a circulação esplâncnica. Os fatores extrínsecos incluem condições hemodinâmicas gerais do sistema cardiovascular, sistema nervoso autônomo e agentes neuro-humorais circulantes.


Mecanismos intrínsecos incluem propriedades especiais da vasculatura, metabólitos locais, nervos intrínsecos, substâncias parácrinas e hormônios locais. A existência de uma multiplicidade de mecanismos reguladores fornece controles sobrepostos e restringe mudanças radicais na perfusão tecidual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais