Buscar

O pai pode impetrar hábeas corpus em favor do filho sem a assistência de advogado?

💡 4 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Sim. O HC pode ser impretado por qualquer um em favor de quem quer que seja. No caso do Habeas Corpus não há necessidade de advogado.
2
Dislike0
User badge image

Tales Souza

inclusive pra si mesmo...

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O habeas corpus é uma ação autônoma de impugnação, sendo um remédio constitucional para proteger direito de locomoção de quem se encontra na iminência de sofrer qualquer limitação ilegal a este direito ou após já ter ocorrido esta limitação, neste caso sendo o HC preventivo ou repressivo contra estes atos ilegais. O HC tem a peculiaridade de ser um instrumento de que não depende da assistência técnica de um advogado para sua impetração, neste caso, o pai pode sim impetrar o HC em favor do filho independentemente de advogado para assistí-lo, no entanto, no caso da não admissibilidade do remédio constitucional, havendo o interesse em recorrer dessa decisão, aí sim será necessário o auxílio de um advogado, pois o recurso ordinário constitucional, peça cabível para recorrer da decisão de HC só pode ser impetrado por quem tem habilitação técnica e legal para tanto, o advogado.

Ps: existem outras hipóteses em que se admite a impetração de HC, como para trancar inquérito policial, para não falar em CPI e etc, tudo a depender do caso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais