Buscar

O que é fototipo?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Carolina Ramos Desmots

Fototipo é a caracterização da pele quanto sua coloração e reação à exposição solar. O fototipo de uma pessoa é definido geneticamente, onde os melanócitos são mais ativos ou não e que podem produzir um tipo predominante de melanina.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Fototipo é uma classificação numérica para a coloração da pele em reação à exposição solar. O fototipo é definido pela genética da pessoa e a classificação mais famosa dos fototipos cutâneos é a escala de Fitzpatrick.

Através do desta escala, é possível classificar os indivíduos de acordo com a cor da pele e com a reação ele apresenta quando exposto ao sol, sendo assim, podemos utilizar técnicas de colorimetria para definir qual o melhor pigmento à aquela pessoa e evitar as terríveis sobrancelhas fantasias (roxas, verdes, azuis, laranjas e etc).

A pigmentação da pele depende da quantidade de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Esta quantidade é determinada por herança genética. Pessoas de pele bem clara possuem pouca melanina na pele, enquanto pessoas de pele negra possuem grande quantidade do pigmento.

Quanto mais melanina a pele possui, mais resistente ela é à radiação ultravioleta. Por isso, pessoas de pele muito clara se queimam facilmente quando se expõem ao sol sem proteção, enquanto pessoas de pele muito escura podem se expor por ao sol por longos períodos sem se queimar.

Pessoas com fototipos baixos devem sempre usar protetores com FPS alto, além de proteção física (chapéu, barracas, etc.) para evitar as queimaduras solares, principalmente durante o verão, quando são mais frequentes devido à maior quantidade da radiação ultra-violeta B, ressaltando-se que o menor FPS recomendado é o 30.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais