Buscar

O que é o movimeto ativo e passivo ?

.

💡 7 Respostas

User badge image

Welliton Fernandes Leal

EXERCÍCIO PASSIVO - é o exercício no qual não há contração muscular voluntária e é produzido por uma forçaexterna;- é realizado pelo terapeuta, mas este deve fazer sempre uma solicitação verbal ao pacientepara que ele tente contrair o músculo.Indicações- obter relaxamento ou estimulação muscular, ou alongamento;- músculos com grau de força 0 e 1;- para manter a mobilidade articular já existente, como em pacientes de UTI, comatosos,hemiplégicos ou em articulações dolorosas;- para evitar retrações e contraturas;- para manter a elasticidade dos músculos;- para atender às necessidades circulatórias;- para o paciente manter a consciência do movimento (em padrões normais de AVD);- preservar ou melhorar o esquema e a imagem corporal;- para evitar o silêncio periférico.O movimento passivo NÃO SERVE para:- prevenir atrofia muscular;- aumentar a força muscular;- atender às necessidades circulatórias tão bem como na contração ativa.Contra-indicações- em região de fraturas não consolidadas ou próximo a fraturas recentes com bloqueio articular;- imediatamente após cirurgias de tendões, músculos e ligamentos, salvo em algumasexceções, como em pós-cirúrgicos de LCA;- quando o movimento articular puder ser prejudicial a processos de cicatrização.

EXERCÍCIO ATIVO - é o movimento livre de um segmento, produzido por uma contração ativa e voluntária; opaciente executa o exercício sozinho, porém, sob supervisão do fisioterapeuta.Indicações- manter e/ou aumentar ADM;- começar a desenvolver força muscular;- quando o paciente está apto a contrair ativamente o músculo e mover um segmento;- desenvolver coordenação motora;- para alcançar as mesmas metas do exercício passivo e ainda obter contração muscular;- para manter a elasticidade e contratilidade dos músculos;- para melhorar a circulação sanguínea (retorno venoso);- para músculos com grau 3 e 4.O movimento ativo NÃO SERVE para:- aumentar a força muscular em músculos já fortes;- manter trofismo em grupos musculares bastante fortes.** Abordar contração isométrica e isotônica, concêntrica e excêntricaContra-indicações- imediatamente após cirurgias de músculos, tendões ou ligamentos, mesmo que o pacienteconsiga fazer o movimento (salvo em algumas exceções);- quando as condições cardio-vasculares do paciente são instáveis e o exercício pode colocarem risco a sua vida (por exemplo, o infarto).

3
Dislike0
User badge image

Laerte Firmino Júnior

movimento ativo: é realizado pelo individuo que esta sendo avaliado, com autonomia, um movimento solicitado pelo profissional que avalia.

movimento passivo: eh realizado pelo profissional que avalia o individuo, ou seja, o individuo não realiza contração muscular e nem movimento, quem faz isso para ele é o profissional.

2
Dislike0
User badge image

Tatiana Rocha

Bem resumido, assunto dado na sala de aula.

 Cinesi.Passiva:  o fisioterapeuta  realiza os movimentos perdidos pelo paciente, pois nessa fase o paciente não realiza-ló. É uma parte inicial do tratamento, mais importante para que o pct não perca trofismo.

Cines. Ativo-assistida: o pct ja apresenta algum vestigio real do movimento, mas não consegue realizá-lo de orma independente ( o fisioterapeuta realiza o movimento junto com o pct).

Cines. Ativa livre:  o pct consegue realizar o movimento de forma indepndente na sua totalidade, sem a participação do fisioterapeuta.

Cines. Ativa-resistida :  o paciente consgue realizar o smovimentos de forma independente, mas há nessecidade de melhorar a resistência à fadiga e força muscular.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais