Buscar

Descreva os tecidos que formam o sistema nervoso ( substância cinzenta - núcleo, córtex, gânglio; substância branca e fibra nervosa).

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso dirige e coordena nossos movimentos. Recebe estímulos do ambiente que nos rodeia e de todos os nossos órgãos internos.

Os hormônios atuam modificando o funcionamento de outros órgãos do corpo. É importante ressaltar que, embora a substância mensageira seja o hormônio, o sangue tem papel destacado em sua atuação, pois é através dele que os hormônios são veiculados. Trata-se de um sistema muito mais econômico que o nervoso, pois uma pequena quantidade de hormônio atua intensamente e por tempo prolongado.

Sistema Nervoso

2
Dislike0
User badge image

ALIANE PACHECO

Substância cinzentamatéria cinzenta ou massa cinzenta é um importante componente do sistema nervoso central, consistindo de corpos de células nervosas, células da glia (astroglia e oligodendrócitos), capilaresaxônios e dendritos. A substância cinzenta é composta de corpos celulares de neurônios, e é responsável por interpretar os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial - como visão e audição, memória, emoções e fala.

Núcleo: massa de substância cinzenta (principalmente corpos de neurônios) dentro de substância branca, ou grupo delimitado de neurônios com aproximadamente a mesma estrutura e mesma função.

Córtex: substância cinzenta que se dispõe em uma camada fina na superfície do cérebro e do cerebelo.

Substância branca: tecido nervoso formado de neuróglia e fibras predominantemente mielínicas.

Gânglio: Existem dois tipos de gânglios, os sensitivos e os autônomos. Estes últimos se subdividem em simpáticos e parassimpáticos, localizando-se no sistema autônomo simpático, parassimpático e no sistema nervoso entérico. Já os gânglios sensitivos se dividem em craniospinais (fazem parte os gânglios da raiz dorsal e os gânglios craniais), autônomos (fazem parte os gânglios paravertebrais e os pré-vertebrais), parassimpático (também chamados de gânglios terminais, estão perto dos órgãos ou paredes, onde são chamados de gânglios intramurais), e são encontrados na raiz dorsal dos nervos espinais e nos nervos cranianos trigêmeo, facial e vago.

As fibras nervosas, ou neurofibras, são prolongamentos citoplasmáticos finos que compõem a estrutura dos neurônios. No sistema nervoso, essas fibras exercem a função de conduzir impulsos nervosos e ocorrem em dois tipos: dendritos axônios.

 

 

 

 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais