Buscar

o que significa Estereospecifidade (nos sistemas biológicos) e qual a importância desse conceito para a indústria farmacêutica?

#unit #bioquimica 

💡 1 Resposta

User badge image

Lu Fujino

O termo esteroespecifidade está ligado principalmente aos estudos da bioquimica. Na industria farmaceutica esse termo diz respeito a capacidade de uma substancia exerger algum papel no organismo de acordo com essa caracteristica.

Usa-se muito o exemplo da chave e da fechadura para entender isso. A fechadura á célula que precisa ser alcançada pela chave (no caso a substancia farmaceutica), se não for a chave certa, não vai abrir a fechadura, ou no caso a substancia não vai interagir com aquela célula pois não possui essa caracteristica.

Outra coisa também são os sitios de ação, com essa caracteristica de ser esterioespecifica determinada substancia só vai agir num determinado sitio celular.

6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma reação é denominada estereoespecífica se os materiais de partida que diferirem apenas na sua configuração forem convertidos em produtos estereoisoméricos. De acordo com essa definição, um processo estereoespecífico é necessariamente estereosseletivo, mas nem todos os processos estereosseletivos são estereoespecíficos. A estereoespecificidade pode ser total (100%) ou parcial.

O termo também é aplicado a situações em que a reação pode ser realizada com apenas um estereoisômero. Por exemplo, a formação exclusiva de trans -1,2-dibromociclohexano após a bromação de ciclohexeno é um processo estereoespecífico, embora a reação análoga com ( E) -ciclohexeno não seja realizada

O termo reação estereoespecífica é ambíguo, já que o termo reação em si pode significar uma transformação de mecanismo único (como a reação de Diels-Alder ), que poderia ser estereoespecífica, ou o resultado de uma mistura reagente que pode prosseguir através de múltiplos mecanismos concorrentes. e não específico. Neste último sentido, o termo reação estereoespecífica é comumente usado erroneamente para significar reação altamente estereoseletiva ..

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais