Buscar

Como falar da histologia da hipofise sem citar os hormonios?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A hipófise se localiza no interior da sella turcica, no osso esfenóide. A hipófise se liga ao hipotálamo na base do cérebro por meio de um pedículo. Possui origem embrionária dupla, nervosa e ectodérmica.


Devido a sua origem embrionária a hipófise se divide em NEURO-HIPÓFISE, ou seja, a porção de origem nervosa, e a ADENO-HIPÓFISE, a porção de origem ectodérmica. A neuro-hipófise possui uma porção volumosa (pars nervosa) e seu pedículo (infundíbulo), contínuo com o hipotálamo. 


Já a adeno-hipófise se divide em 3 porções: a pars tuberalis, que envolve o infundíbulo, a pars distalis, a porção mais volumosa (lobo anterior) e a pars intermedia, região entre a neuro-hipófise e a pars distalis (se separa da pars distalis por causa da fissura da Bolsa de Rathke). O conjunto da pars intermedia e da pars nervosa se dá o nome de lobo posterior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais