Buscar

Olá pessoal ! Boa noite ! Alguém pode me ajudar ? A empregada doméstica tem direito a pis ?

💡 3 Respostas

User badge image

Quésia Dutra

Não. A Lei 7.998/90 define, em seu artigo 9º, que fazem jus ao abono os trabalhadores que tenham percebido o teto de remuneração de até dois salários mínimos médios de remuneração mensal de empregados que contribuem para o Programa de Integração Social. Já a Lei Complementar 7/1970, por sua vez, refere que somente pessoas jurídicas podem fazer parte do PIS. Assim, a empregada doméstica não faz jus ao abono proveniente do PIS.

1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Não, empregadas domésticas não possuem direito ao Abono Salarial. E isso se justifica pelos critérios que o profissional precisa ter para conseguir o direito. Apenas funcionários CLT ou servidor público têm direito ao benefício do PIS. Empregados Domésticos normalmente têm como empregador uma pessoa física. Isso quer dizer que o patrão não tem uma empresa aberta no nome. Como não é obrigatório ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para contratar empregados domésticos, esses profissionais só têm direito ao PIS se forem registrados como CLT.

1
Dislike0
User badge image

miss. mariá da silva

Nao entendi sua reposta , mas cou me aprofundar mais , um operador de caixa , vendedor , motorista e ajudante de serviços gerais não são pessoa juridicas , e essas pessoas tem direito ao pis . Mas onrigada pela atenção .
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais