Buscar

Cabe a desconsideração da personalidade jurídica nos casos de responsabilidade tributária?

"O ordenamento jurídico pátrio confere à pessoa jurídica personalidade distinta das dos seus integrantes, permitindo que aquele sujeito de direito atue autonomamente no âmbito das relações jurídicas e econômicas. Despersonalizar o ente personalizado, qual seja, a pessoa jurídica, siginifica atribuir a pessoa física, representante da pessoa jurídica, os direitos e obirgações dela decorrente."

💡 6 Respostas

User badge image

Caroline Parma

SIM, se houver culpa da pessoa responsável.

art. 50 do Código Civil 

“Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.”

0
Dislike0
User badge image

Valquíria Novaes

Há uma divergência na doutrina sobre o tema. Alguns autores afirmam que o artigo 135 do CTN traz a possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica para cobrar dos sócios o crédito tributário. Contudo, há quem entenda que a referida regra não se trata de possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica, mas de simples responsabilização direta por fato de outrem. A diferença é que a desconsideração da personalidade jurídica depende da demonstração do abuso do instituto, desviando sua finalidade para perpetrar fraudes e a responsabilização decorre diretamente da lei, sendo desnecessária a demonstração do desvio de finalidade.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em Pratica nosso conhecimento em Direito Tributário e Processo Tributário.


A desconsideração da personalidade jurídica, para os fins de aplicação da legislação tributária, pode ser praticada quando se esteja em presença de leis especiais quanto na hipótese de aplicação de uma regra geral que a autorize, e é o meio mais adequado para coibir os abusos praticados, sejam pelos sócios, administradores, gerentes, e sendo aplicado corretamente á personalidade jurídica.


Portanto, cabe sim a desconsideração da personalidade Jurídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais