Buscar

O que é posse indireta?

💡 2 Respostas

User badge image

LC

Possuidor indireto é o próprio dono ou assemelhado, que entrega seu bem a outrem.Ex: locador tem a posse indireta do imovel e o locatario tem a posse indireta.

Em outras palavras, quem possui a posse indireta é porque cedeu/transferiu a posse direta.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O conceito de posse pode ser extraído diretamente do texto legal: 

CC, art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Portanto, para que haja posse, é preciso a conjugação de três elementos preliminares, isto é, haverá posse quando o indivíduo tiver poder de fato sobre alguma coisa e, de fato, exercer esse poder, não necessariamente de forma plena, sendo imperioso que tal poder se exteriorize, revelando uma ou mais características da propriedade. 

O sujeito que não exerce a posse de forma plena, mas agrega os demais requisitos, é o possuidor indireto.

A divisão do conceito de posse em direta ou indireta se dá a partir do exercício pessoal ou não dessa posse.

Por exemplo: sobre um imóvel alugado, o locatário exerce a posse direta sobre o bem, pois é ele quem está morando ali, recebe as correspondências, utiliza o imóvel pessoalmente. Já a posse indireta recairá sobre o locador-proprietário porque, embora não seja ele quem pessoalmente utilize o bem, o proprietário terá direito de se utilizar dos interditos possessórios para defesa da coisa, caso necessário.

Isso porque a posse direta não afasta a indireta, nos termos do art. 1.197, CC:

Art. 1.197. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais