Buscar

Quimíca

  1.            Classifique o tipo de ligação que pode ser formado como resultado de cada um das seguintes  sobreposições:

a)   s+s

b)   s+p

c)   p-p (lado a lado)

d)   p+p (segundo o mesmo eixo).

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Henrique Alves

não sei amigo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em resumo, podemos dizer que as ligações σ são formadas pela sobreposição ponta-a-ponta dos orbitais atômicos ao longo do eixo internuclear, conhecido como sobreposição frontal ou axial. A sobreposição frontal pode ocorrer pela sobreposição entre os orbitais s-s, s-p ou p-p (mesmo eixo). No entanto, para moléculas que possuem ligações duplas ou triplas, uma dessas ligações é uma ligação sigma, enquanto que as ligações múltiplas restantes são um tipo diferente de ligação. Esse segundo tipo é conhecido como ligação pi (ligação π). As ligações π resultam da sobreposição lateral dos orbitais p, colocando a densidade eletrônica em lados opostos do eixo internuclear.

As sobreposições s+s, s+p, p+p (no mesmo eixo) formarão ligações do tipo \(\sigma\) , no entanto, a p-p (lado a lado) fornecerá ligação do tipo \(\pi\)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais