Buscar

Como ocorre a formação da tireóide? Porque está glândula é a primeira glândula endócrina a ser formada?

Cite pelo menos uma anomalia associada a este processo.

💡 2 Respostas

User badge image

Drielle Ferreira

Ocorre um espessamento do endoderma da faringe primitiva, após um certo tempo haverá a formação de uma bolsinha, a qual fará protrusão, formando o divertículo tireóideo. 

De acordo com o crescimento do embrião a glândula em desenvolvimento desce para o pescoço, percorrendo um trajeto anterior à laringe em formação. Durante um pequeno momento a tireóide permanece ligada à língua através de um tubo estreito, chamado de ducto tireoglosso. Posteriormente o divertículo tireóideo, que inicialmente era oco, torna-se compacto e se divide em dois lobos, direito e esquerdo, os quais estão unidos pelo istmo da tireóide.

Por volta da 7ª semana a tireóide já encontra-se em sua forma e posição definitivas.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glândula tireóide está localizada na região do pescoço, anteriormente à traquéia. É formada por dois lobos, direito e esquerdo, ligados pelo istmo da tireóide.


Essa glândula é responsável pela secreção da tiroxina e da triiodotironina, que atuam na regulação do metabolismo.


A tireóide é a primeira glândula a ser formada, com cerca de 24 dias após a fertilização.


Ocorre um espessamento do endoderma da faringe primitiva, após um certo tempo haverá a formação de uma bolsinha, a qual fará protrusão, formando o divertículo tireóideo.


A tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas, pesando 2-3 gramas em neonatos e 18 60 gramas em adultos e é aumentada durante a gravidez. A tireoide é fornecida com sangue arterial da artéria tiróide superior, um ramo da artéria carótida externa e artéria tireoide inferior, um ramo do tronco tireocervical e ocasionalmente a artéria tireóidea ima, ramificando-se diretamente do tronco braquiocefálica. O sangue venoso é drenado através de veias superiores da tireoide, drenando na veia jugular interna e as veias inferiores da tireoide, drenando através do plexo thyroideus impar na veia braquiocefálica esquerda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais